Novo radar da PRF consegue autuar até 30 carros por minuto
A modernização e a tecnologia chegaram com tudo ao setor de trânsito. Quando você pensa que já viu de tudo em relação a radares e autuações, surge o novo “radar-pistola”, uma tecnologia que vem revolucionando a forma como as multas são aplicadas. Afinal, quais são os prós e contras deste novo dispositivo para os condutores? Vamos explorar mais sobre este tema.
Recentemente, foi introduzido um radar de última geração, conhecido pelo nome de Trucam – da marca Laser Tech e modelo LTI 20/20, capaz de identificar até três veículos por segundo. Para ter uma ideia, ele pode autuar cerca de 30 carros em um único minuto. Com um alcance de até 322 km/h e a impressionante distância de 650 metros, esse dispositivo tornou-se a nova sensação entre os agentes de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Desenvolvido pela Lasertech Brasil – que também é fornecedora da agência espacial norte-americana, a Nasa – o Trucam é mais do que um simples radar. Seu design em formato de pistola, com mira a laser e sensor de presença, permite que ele classifique veículos por tamanho, seja moto, carro, ônibus ou caminhão, aplicando multas individualizadas de acordo com a velocidade-limite regulamentada para cada categoria.
Funcionalidades e limitações
O Trucam não apenas identifica o infrator, mas também capta imagens fotográficas e vídeos, gerando provas concretas das infrações. Ele ainda classifica e organiza os dados coletados, contribuindo para levantamentos estatísticos.
Porém, mesmo com toda sua tecnologia, o novo radar não está livre de limitações. A Resolução 798 do Contran estabelece uma distância mínima de 500 metros entre dois radares, independentemente de seu modelo. Além disso, esses radares precisam passar por inspeções anuais pelo Inmetro. Se um radar ultrapassar um ano sem essa verificação, os condutores têm o direito de contestar as multas aplicadas por ele.
Como recorrer de uma multa pelo Trucam?
Foi multado e acredita que houve um equívoco? Calma, é possível recorrer. O primeiro passo é identificar o órgão que emitiu a autuação. Depois, apresente um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito responsável. Tenha em mãos cópias da notificação de autuação e verifique se o radar passou por inspeção dentro do prazo estabelecido.
Caso seu recurso inicial seja negado, ainda há a opção de recorrer às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari). Esteja sempre bem informado e consulte regularmente as atualizações relacionadas a radares e multas.
Enquanto os radares evoluem, é crucial que os motoristas estejam cientes de seus direitos e deveres. A tecnologia está avançando, e a PRF equipada com ferramentas mais precisas pode garantir um trânsito mais seguro. No entanto, a responsabilidade e a consciência no volante continuam sendo as melhores armas contra multas e acidentes.