Ex-vereador de Parnamirim tem condenação confirmada por compra de votos

Em uma decisão unânime tomada na sessão de terça-feira (29), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a condenação do ex-vereador de Parnamirim, Alex Sandro da Conceição Nunes da Silva, também conhecido como Pastor Alex. Ele foi acusado de comprar votos e abusar do poder político e econômico durante as eleições de 2020.

A condenação original veio do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), e inclui a cassação de seu diploma de vereador, uma multa de R$ 21.280,00 e uma declaração de inelegibilidade por oito anos.

Detalhes da condenação

O Ministério Público Eleitoral moveu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o ex-vereador e outros envolvidos. Eles foram acusados de usar a Associação do Centro Social de Cultura e Lazer da Criança e do Adolescente (Proamfa), uma entidade sem fins lucrativos, para favorecer a candidatura de Alex. Além dele, outros investigados também foram multados em R$ 10.640,00 e declarados inelegíveis por oito anos devido ao abuso de poder.

Decisões posteriores e Ações Judiciais

O relator do caso, ministro Raul Araújo, foi enfático ao negar provimento ao recurso especial do recorrente. Segundo ele, os fatos foram “extremamente graves“, especialmente porque ocorreram durante a pandemia. O ministro apontou que o então vereador captou ilicitamente votos de eleitores em situação de vulnerabilidade econômica, oferecendo diversos benefícios, como alimentos e materiais de higiene, através da Proamfa.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Uso inadequado de recursos públicos

Não foi apenas a compra de votos que levou à condenação do ex-vereador. Ele também foi acusado de desviar verbas públicas para beneficiar sua campanha. Além disso, servidores públicos foram usados durante o horário de expediente para promover sua candidatura, o que configura um abuso tanto do poder político quanto econômico, conforme observado pelo Ministro Raul Araújo.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.