Baía Formosa é reconhecida como a Capital do Surf no RN
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (15), um projeto que reconhece Baía Formosa como a Capital do Surf no estado. A proposição é de autoria do deputado estadual Francisco do PT e foi aprovada por unanimidade durante a sessão plenária. Especialistas consideram a Praia do Pontal, a mais frequentada da cidade, com a “sétima melhor onda do Brasil“. Devido a sua relevância, a cidade já foi palco de diversos campeonatos nacionais de surf.
O Surf e Baía Formosa
Baía Formosa tem se destacado como um importante polo de desenvolvimento do surf no Brasil. O local tem sido reconhecido por suas ondas perfeitas e pelas belezas naturais que atraem surfistas do mundo inteiro. A cidade já revelou nomes de destaque no cenário nacional e mundial do esporte, como é o caso de Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019, que venceu ícones do esporte, como Gabriel Medina, Mineirinho e Kelly Slater.
O papel de ídolos como Ítalo Ferreira
O deputado Francisco do PT afirmou que a consolidação e o surgimento de nomes no esporte não são coincidências. Ele ressaltou o papel de Ítalo Ferreira, que serve como um farol para iluminar e inspirar outros jovens a praticar o esporte. “O fato de ter um nome de destaque no cenário nacional e mundial, como Ítalo Ferreira, incentiva outros jovens a praticarem o esporte, tendo esse um número cada vez maior de adeptos. Um ídolo como esse serve como um farol para iluminar e inspirar outros que querem seguir caminho semelhante“, disse o deputado.
Outros projetos aprovados
Além do projeto que reconhece Baía Formosa como a Capital do Surf no RN, a Assembleia Legislativa também aprovou outras iniciativas do deputado Francisco do PT, como a criação do Conselho Metropolitano de Mobilidade Urbana e a denominação do Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Macaíba como Geraldo Cavalcanti de Albuquerque Sobrinho.
Em relação ao calendário de eventos do RN, foram aprovados projetos que instituem a Semana Estadual do Campo Limpo e a Semana da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, ambos de iniciativa de Francisco do PT.
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) também teve aprovado projeto de sua iniciativa que dispõe sobre a classificação da surdez unilateral como deficiência auditiva no âmbito do RN.