Projeto quer inserir a capoeira nas escolas de Natal
A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal aprovou na reunião desta segunda-feira (14) o PL n° 473/22, que reconhece o caráter educacional e formativo da Capoeira em suas manifestações culturais, esportivas, artísticas, sociais.
A capoeira, uma arte marcial afro-brasileira, combina elementos de dança, música e acrobacias. Para muitos, é mais do que um simples esporte; é uma celebração da cultura, história e tradição. E com o PL n° 473/22, proposto pelo vereador Peixoto (PTB), esta arte se tornará uma parte integral da educação municipal. O projeto permitirá a celebração de parcerias para inserir o ensino da capoeira nas escolas, possibilitando que as novas gerações abracem e valorizem esta manifestação cultural de forma mais profunda.
Como pontuou o vereador Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão e relator da proposta, a capoeira não apenas preserva a tradição e a história, mas também desempenha um papel crucial na formação dos jovens. Através dela, é possível desviar a juventude de caminhos perigosos, como drogas e violência.
Outras propostas
A reunião da Comissão de Desporto também destacou outros projetos que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos de Natal. Entre eles, o PL 459/2022, uma iniciativa do vereador Robério Paulino (PSOL), que visa estabelecer o “Programa Adote uma Estação de Ginástica e Alongamento ao ar livre“. Este projeto, segundo o vereador Hermes Câmara (PSDB), é uma forma de garantir qualidade de vida à população ao preservar e manter espaços de atividades físicas com a ajuda de cooperações público-privadas.