Dia dos Pais: comércio de Natal e Mossoró deve movimentar R$ 114,5 milhões
Com a aproximação do Dia dos Pais, todo o Brasil se prepara para celebrar uma das datas mais significativas do ano. E, no contexto econômico, essa celebração possui uma importância particular. Dados recentes apontam tendências interessantes para o comércio de Natal e Mossoró, e aqui vamos analisar essas projeções.
Expectativas altas para Natal
A capital potiguar tem motivos para comemorar. Segundo um levantamento recente do Instituto Fecomércio RN (IFC), a estimativa é que o Dia dos Pais injete R$ 99 milhões na economia de Natal. E há ainda mais notícias boas: a pesquisa indica um aumento significativo nas vendas. Especificamente, o gasto médio dos consumidores deve subir 15,9% em comparação com 2022, passando de R$ 126,43 para R$ 146,48.
Os segmentos de destaque? Vestuário, com 51,6%, seguido por Perfumes e cosméticos, com 17,4%. E, enquanto muitos ainda preferem fazer suas compras em shoppings ou no comércio de rua, a pesquisa aponta para um aumento considerável nas compras online.
Mossoró: um cenário diferenciado
Mossoró, por sua vez, apresenta um panorama um tanto diferente. A pesquisa do IFC indica que a intenção de compra para o Dia dos Pais neste município sofreu uma leve queda. Em 2022, 46,3% dos entrevistados disseram que pretendiam comprar presentes para a ocasião. Em 2023, esse número caiu para 43,4%. No entanto, o comércio de Mossoró ainda deve movimentar uma soma considerável de R$ 15,5 milhões.
Ao analisar os produtos mais desejados, a cidade segue uma tendência similar à capital, com o Vestuário (40,3%) e a Perfumaria (26,1%) dominando as preferências. Mas, ao contrário de Natal, o comércio de rua em Mossoró deve ser o principal local de compra.
A visão da Fecomércio RN
Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, destaca a relevância do Dia dos Pais para o comércio. Ele salienta a necessidade das empresas estarem preparadas para aproveitar o fluxo de consumidores, especialmente em Natal, onde se espera movimentar uma quantia 30% maior do que em 2022.
“As empresas devem estar preparadas para aproveitar o movimento gerado nesse mês. Aqui em Natal, com mais de 482 mil pessoas querendo comprar, esperamos movimentar um montante financeiro 30% maior do que o de 2022”, explicou Marcelo.
No tocante a Mossoró, apesar da intenção de compra ter recuado, cerca de 81,5 mil pessoas devem ir às compras no segundo município mais populoso do Rio Grande do Norte.