INSS inicia concessão automática de pensão por morte: Entenda como funciona!
Com isso, a espera por uma resposta deve ser reduzida significativamente, proporcionando maior tranquilidade aos beneficiários em um momento de perda
Em um importante marco para os cidadãos brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a conceder pensão por morte de forma automática a partir de 6 de junho de 2023. Esta inovação pretende melhorar a experiência dos beneficiários do INSS, agilizando o processo de solicitação e análise do benefício.
Pensão por Morte Urbana: A Primeira Concessão Automática
O primeiro beneficiário desta nova abordagem foi o viúvo DM, de 79 anos, morador de Solânea (PB). Após fazer sua solicitação pelo aplicativo Meu INSS, sua pensão por morte foi concedida automaticamente após 10 dias em análise pelo sistema. O mesmo procedimento beneficiou APSL, uma viúva de 39 anos do Rio de Janeiro (RJ), que também teve seu pedido analisado automaticamente após um período de 10 dias.
Antes do início da concessão automática, o INSS contava com uma fila de aproximadamente 132.523 pedidos de pensão por morte em todo o Brasil. A espera média para o recebimento da pensão era de 68 dias. Com a introdução deste sistema, o INSS dá mais um passo significativo para melhorar a vida do cidadão.
O Processo de Reconhecimento Automático
A pensão por morte urbana é um benefício concedido aos dependentes do segurado da área urbana que venha a falecer, seja ele aposentado ou não. Com a nova metodologia, a análise do requerimento se torna mais eficiente e precisa, permitindo uma decisão automática pelos sistemas do INSS.
Para efetuar a análise, o INSS utiliza os dados já disponíveis em seus sistemas, e pode verificar as informações fornecidas pelo cidadão no momento da solicitação, incluindo a base de dados de outros órgãos. Isso acelera o processo de análise do benefício.
Como Solicitar o Benefício?
Para solicitar a pensão por morte, siga os seguintes passos:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “pensão por morte” no campo de busca de serviços/benefícios;
- Selecione “pensão por morte” na lista que aparece;
- Leia as instruções exibidas na tela e siga adiante.
Documentação Necessária
Os documentos obrigatórios para todos os casos incluem o número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Se o requerente for um procurador ou representante legal, será necessário apresentar uma procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), além de um documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Recebendo a Resposta
Para acompanhar a resposta do seu processo, basta acessar o Meu INSS, clicar no botão “Consultar Pedidos”, encontrar o processo na lista e clicar em “Detalhar” para mais informações.
A concessão automática de pensão por morte é mais um avanço do INSS no sentido de otimizar seus processos e facilitar a vida dos cidadãos. Com essa inovação, a espera por uma resposta deve ser reduzida significativamente, proporcionando maior tranquilidade aos beneficiários em um momento de perda.