RN será sede do primeiro Hub Internacional dos Correios no Nordeste
A expectativa é de que, quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura do hub dos Correios seja capaz de processar 40 mil encomendas por dia
“Um sonho e uma luta que finalmente serão concretizados“. Com essas palavras, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, celebrou a futura instalação do primeiro centro internacional de distribuição de encomendas do Nordeste, o tão esperado Hub dos Correios. A confirmação da instalação, feita na última terça-feira (20) pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, representa um marco para a região e, especialmente, para o RN.
Hub dos Correios: Uma Conquista para o Nordeste
Este será o primeiro centro de distribuição dos Correios no Nordeste e o quarto em todo o Brasil. Até o momento, esses hubs estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O anúncio feito pelo presidente dos Correios marca uma nova era, com o RN desempenhando um papel central.
A instalação do hub dos Correios no RN é uma escolha estratégica que, segundo Fátima Bezerra, “traz consigo também sensibilidade política. A instalação desse hub é de grande contribuição para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte”.
Viabilização do Hub dos Correios no RN
Durante os últimos seis meses, o projeto foi tema de várias audiências em Brasília. Apresentado ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e discutido com o Ministério das Comunicações e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a proposta visava estudar a viabilidade técnica da instalação do hub no Nordeste.
Em maio, os Correios já apontavam a viabilidade técnica da instalação do hub no Nordeste, com sede no estado do Rio Grande do Norte. A mudança não apenas proporcionará uma importante infraestrutura, mas também consolidará a vocação local de se tornar um polo logístico, como observou Fabiano Silva dos Santos.
Impactos do Hub dos Correios para o Rio Grande do Norte
O projeto do hub dos Correios prevê sua instalação na área de expansão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – região da Grande Natal. Com a recente relicitação do aeroporto, vencida pelo grupo suíço Zurich Airport International, abre-se a possibilidade de a nova concessionária investir os recursos necessários para o desenvolvimento do hub.
A chegada do hub dos Correios é um grande marco para a economia local e fortalecerá o potencial de desenvolvimento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, gerando empregos e renda para o Rio Grande do Norte. Ademais, facilitará as atividades de importação e exportação da região, impulsionando o comércio internacional e proporcionando condições mais favoráveis de acesso ao mercado brasileiro para os vendedores de comércio eletrônico internacionais.
A expectativa é de que, quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura do hub dos Correios seja capaz de processar 40 mil encomendas por dia.
Investimento em Infraestrutura
Com a suspensão do processo de privatização dos Correios pelo governo federal, a empresa está buscando ampliar seus serviços. Foi anunciado um investimento de cerca de R$ 350 milhões para construção e modernização de centros operacionais e reforma de agências dos Correios em todo o País.
A instalação do hub no RN marca a retomada dos investimentos da estatal em infraestrutura, um dos projetos estratégicos prioritários anunciados pela diretoria-executiva em maio deste ano, no balanço de 100 dias da atual gestão.
Hub Correios: Um Sonho Antigo
A possibilidade de um hub em terras potiguares já é antiga. Em 2015, o RN concorreu com outros dois estados para receber a implantação de um hub da Latam para a Europa e América do Sul, o que infelizmente não se concretizou. No ano seguinte, a administração do Aeroporto de Natal anunciou a implantação de um hub dos Correios, previsto para 2017, mas o projeto foi paralisado.
Hoje, com a confirmação da instalação do primeiro Hub Internacional dos Correios no Nordeste, o Rio Grande do Norte ganha um importante passo para o futuro, solidificando seu papel como um player importante no comércio internacional. Um sonho, afinal, concretizado.