Governo Lula: aprovação cai para 37%; rejeição alcança 28%
O levantamento da pesquisa tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou menos
Foi divulgada nesta sexta-feira (09 de junho), uma nova pesquisa Ipec/Globo que apresenta a porcentagem de aprovação e reprovação do governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Assim a gestão de Lula ficou constatada em “boa” ou “ótima” em 37% dos entrevistados. Em abril a porcentagem erada de 39%.
Contudo, na pesquisa para as avaliações “ruim” ou “péssima”, foram de 26% em abril para 28%. Atualmente aos que se referem a gestão do governo como “regular” somam 32%, anteriormente somava 30%. Do mesmo modo, os que não sabem ou não responderam são 3%.
O levantamento da pesquisa tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou menos. Porém, os dados coletados apontam que a negativa em relação ao governo atual, ganhou força.
Já que durante a primeira pesquisa realizada pelo Ipec neste ano de 2023, o espaço entre a aprovação e a reprovação do governo Lula era de 17 pontos percentuais. Atualmente os índices estão separados por 9 pontos.
Gestão de Lula, entenda mais sobre Ipec
A gestão de Lula e seu governo tem mais apoio entre os mais pobres. Contudo, também a queda neste grupo, ficando em 43% de aprovação, em abril eram 53%.
Em contrapartida, na parte com maior poder aquisitivo esse movimento acontece no sentido contrário. Foi classificado como “bom” ou “ótimo” em 36%, já em abril, 30%.
Através da pesquisa ainda se revela que 53% aprovam o governo Lula, 40% reprovam, em março esse número era de 57% em aprovação e 35% de reprovação.
O Ipec foi fundado em 2022, por ex-executivos do Ibope, que parou sua atividade em janeiro 2021. O motivo foi o fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O programa realizou até hoje apenas três pesquisas eleitorais. Todas no ano passado. Com cerca de mais ou menos 2.000 pessoas entrevistadas nas pesquisas.