Feriado de Corpus Christi; Entenda detalhes
Em algumas cidades no Brasil é celebrado com procissões pelas ruas, o costume é de enfeitar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais
Nesta quinta-feira (8) de junho é celebrado o feriado de Corpus Christi. Sem se tratar de um feriado nacional, a data é um ponto facultativo.
Assim na maioria das cidades os empregadores não precisam liberar seus funcionários, caso não queiram. Fica a critério da empresa se vai ou não liberar seus colaboradores neste dia.
Essa regra não se aplica nas cidades Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).
Já que foi aprovada a lei que faz com que Corpus Christi seja um feriado municipal. Contribuindo para as pessoas que se acostumam a programar viagens e passeios nesse período.
Esta quinta-feira, por outro lado no Distrito Federal será dia de ponto facultativo. E ficar dias em casa, no caso de “emendar” a sexta-feira (9) para aproveitar e descansar. Também fica a critério de cada estabelecimento ou empresa.
Entenda o que quer dizer Corpus Christi
Corpus Christi tem seu significado da origem latim, corpo de cristo. Comemorada pela igreja católica 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Segundo a tradição dos católicos, essa quinta-feira é destinada ao dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. A data celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho“.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), É uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Cristo. O pão consumido representa o corpo de Cristo e o vinho ingerido o sangue de Cristo.
Celebrado desde 1264
Através de uma bula papal em 8 de setembro de 1264 o Papa Urbano 4° instaurou a festa chamada de “Transiturus“. Ás pessoas que fossem a missa nesta data teriam indulgências atreladas ao seu nome.
O papa medieval, escolheu o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de fazer um rito (‘ofício’) para que se fosse comemorada a data na época. De acordo com alguns biógrafos.
Poucos anos após instaurar a festa, Urbano falece. Com isso a adoção da celebração foi perdendo força, voltando a ter destaque apenas décadas depois. Assim que a data foi reafirmada em 1311 pelo Concílio de Vienne.
Pontuada como a forma mais tradicional e comum de se comemorar. Uma procissão em alusão á caminhada do “povo de Deus” que busca a terra prometida.
Em algumas cidades no Brasil é celebrado com procissões pelas ruas, o costume é de enfeitar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais. Em Portugal o dia é também chamado de Corpo de Deus, celebrado por procissões nas ruas.