Regulamentação das plataformas de streaming? Ministério da Cultura cria grupo para estudar vídeo sob demanda
O intuito da equipe de trabalho é planejar recomendações para que haja a regulamentação do VoD no Brasil
Com o objetivo de estudar propostas de regulamentação do vídeo sob demanda (VoD sigla em inglês), o Ministério da Cultura montou um grupo de trabalho para a realização de análise. Formato se popularizou com as crescente expansão no mercado de serviços de streaming.
O Diário Oficial apresentou essa medida na edição desta quarta-feira (07) de junho. O VoD é um sistema que atende a conteúdos disponíveis em plataformas digitais. Em geral, disponibilizados via streamings.
Entre os exemplo mais comuns, estão filmes e produções audiovisuais. Além disso, programas de TV e mesmo jogos de futebol, mais recentemente. Assim, o intuito da equipe de trabalho é planejar recomendações para que haja a regulamentação do VoD no Brasil.
O estudo tem como necessidade principal assegurar os direitos autorais e de domínio intelectual. Além de algumas questões que são regulatórias já que estão disponíveis em plataformas com essa tecnologia produções brasileiras.
A equipe vai ser composta por representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine). As recomendações devem ser apresentadas através de um relatório entregue em um prazo de 30 dias que caso necessário, poderá ser renovado.
Entenda mais sobre o VoD
Vídeo on Demand o (VoD) em poucas palavras, são os conteúdos apresentados de acordo com a vontade do público. Ele assiste o que quer e quando quer simplesmente clicando em poucos botões.
Eles são vistos em plataformas de streaming, já que estão disponíveis em todo e qualquer momento que o espectador quiser assistir. Em geral estes não possuem intervalos comerciais.
Algo que é muito frequente em Tv aberta e as vezes também nas Tv’s por assinatura. Para os usuários a praticidade é incomparável já que os programas preferidos estão sempre disponíveis no horário e no momento que ele esteja livre.
Essa tecnologia acompanha a rotina corrida das pessoas facilitando alguns processos na hora do lazer. Com uma variedade infinitamente maior é possível ter o controle sobre o que está assistindo englobando também os conteúdos destinados a crianças.