Câmara instala CPI a fim de investigar invasões do MST
A comissão é de autoriza do deputado federal Coronel Zucco do (Republicanos-RS), as motivações e os financiadores do movimento.
Nesta quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar as invasões de terras realizadas pelos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Sendo assim, a abertura da CPI foi motivada pelas recentes invasões realizadas pelos indivíduos presentes no movimento. Do começo de janeiro até o mês passado, totalizam-se 33 invasões de móveis rurais pelo Brasil.
Porém, por mais que as ações tenham sido desmobilizadas após as negociações junto o governo federal, os defensores da CPI pretendem descobrir a principal motivação tanto do movimento como dos financiadores.
Tendo em mente que o requerimento da criação da comissão foi feito pelo deputado federal Coronel Zucco (Republicanos-RS), o colegiado terá um total de 120 dias para realizarem a apuração do tema.
Governo já havia criticado as investigações da Câmara
Logo no final de abril, o chefe da pasta de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que não existia razão para criarem o colegiado.
Afirmando que não existiam mais famílias nas terras, Teixeira havia dito: ”Eu acho que a gente não deveria tocar essa CPI. Eu acho que não tem fato determinado tendo em vista que todos já saíram das áreas que foram ocupadas e que agora prossigamos para não termos mais tensão no campo no Brasil”
Ademais, no sábado (13), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu diversas críticas de membros da bancada ruralista após ter visitado uma feira anual de orgânicos localizada no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.
Logo em seguida, após Alckmin comparecer a um almoço da Frente Parlamentar Agropecuária, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da frente, confirmou que durante o evento o vice-presidente teria deixado explícito seu repúdio com relação a invasão de terras:
”Em alguns posicionamentos claros [do governo], ideológicos e relacionados principalmente ao direito de propriedade, isso nos afasta, nos afasta bastante, nos gera um ponto de preocupação muito grave e é o que nós estamos tentando contemporizar em relação a algumas atitudes. O próprio ministro, presidente Alckmin hoje questionado sobre posicionamento dele e a ida dele a tal da feira do MST deixou claro que é contrário a invasão de guerras e não aceita invasão de terras” , afirmou Lupion.
Requerimento da comissão e abertura de outras CPIS
O deputado Coronel Zucco, do partido dos Republicanos, foi eleito como presidente do colegiado e indicou um ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), para a relatoria.
Deste modo, a chapa eleita possui o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil – SP) na primeira vice-presidência, o deputado delegado Fábio Costa (PP-AL) na segunda vice-presidência e o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) como o terceiro vice.
Com isso, o requerimento da comissão foi lido no final do mês de abril por Arthur Lira (PP), deputado e presidente da Câmara.
Além disso, neste mesmo período, Lira havia lido os requerimentos para abertura de outras CPIS: a de inconsistências bilionárias das Lojas Americanas e também a de manipulação nos resultados de partidas de futebol.
Segundo informações também de Erika Hilton, deputada estadual de São Paulo, uma CPI Mista dos Atos Golpistas do dia 8 de janeiro também será instalada nessa semana.