Lula se reúne com equipe para discutir arcabouço fiscal

O presidente lidera esforços para substituir o atual teto de gastos por um novo arcabouço fiscal, visando controlar as despesas públicas, preservar áreas prioritárias e impulsionar o crescimento econômico do país.

Na manhã desta segunda (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros e líderes do Governo a fim de discutir o projeto de arcabouço fiscal.

Entre os reunidos, estiveram Fernando Haddad (ministro da Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (ministro de Relações Institucionais). Foi discutido não só o impacto que a lei poderia trazer após entrar em vigor, como também as chances de aprovação do arcabouço fiscal, de fato.

Na última semana, o relator do projeto, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), tinha afirmado que a entrega do texto ocorreria ainda nesta segunda. Agora, o relator, que deverá realizar ajustes no texto enviado pelo Governo, afirmou que se reunirá com líderes da casa legislativa para a apresentação dos novos detalhes do projeto.

Apesar de ter sofrido críticas de alguns setores do próprio PT, o projeto do novo arcabouço deverá ser apresentado na Câmera de Deputados para votação ainda nesta semana. Posteriormente, caso aprovada na casa, passará também pela análise dos senadores.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Sendo assim, o substituto o teto de gastos, o novo arcabouço fiscal consiste na tentativa do governo Lula de garantindo o equilíbrio fiscal sem prejudicar áreas essenciais e fomentando o crescimento econômico. Deste modo, mais recursos serão garantidos para o investimento em obras e projetos.

Presidente participará de reunião com bancos públicos

Na segunda reunião do presidente, participarão Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro do desenvolvimento, indústria e comércio), Tarciana Medeiros (presidenta do Branco do Brasil), Aloizio Mercadante (presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Rita Serrano (presidenta da Caixa) e Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste).

Além desses participantes, também estarão Rui Costa, Fernando Haddad e Esther Dweck (ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

A grande motivação da reunião é a expectativa diante do anúncio da terceira edição do ”Programa de Aceleração do Crescimento’‘ (PAC). O programa é uma promessa já feita pelo governo, e que inclusive já estava prevista para acontecer neste mês.

Próximos passos

Lula se reunirá hoje às 16:30 com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. Já na quarta-feira (17), o presidente desembarca no Japão para participar de uma reunião de Cúpula do G7.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.