Lula se reúne com equipe para discutir arcabouço fiscal
O presidente lidera esforços para substituir o atual teto de gastos por um novo arcabouço fiscal, visando controlar as despesas públicas, preservar áreas prioritárias e impulsionar o crescimento econômico do país.
Na manhã desta segunda (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros e líderes do Governo a fim de discutir o projeto de arcabouço fiscal.
Entre os reunidos, estiveram Fernando Haddad (ministro da Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (ministro de Relações Institucionais). Foi discutido não só o impacto que a lei poderia trazer após entrar em vigor, como também as chances de aprovação do arcabouço fiscal, de fato.
Na última semana, o relator do projeto, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), tinha afirmado que a entrega do texto ocorreria ainda nesta segunda. Agora, o relator, que deverá realizar ajustes no texto enviado pelo Governo, afirmou que se reunirá com líderes da casa legislativa para a apresentação dos novos detalhes do projeto.
Apesar de ter sofrido críticas de alguns setores do próprio PT, o projeto do novo arcabouço deverá ser apresentado na Câmera de Deputados para votação ainda nesta semana. Posteriormente, caso aprovada na casa, passará também pela análise dos senadores.
Sendo assim, o substituto o teto de gastos, o novo arcabouço fiscal consiste na tentativa do governo Lula de garantindo o equilíbrio fiscal sem prejudicar áreas essenciais e fomentando o crescimento econômico. Deste modo, mais recursos serão garantidos para o investimento em obras e projetos.
Presidente participará de reunião com bancos públicos
Na segunda reunião do presidente, participarão Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro do desenvolvimento, indústria e comércio), Tarciana Medeiros (presidenta do Branco do Brasil), Aloizio Mercadante (presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Rita Serrano (presidenta da Caixa) e Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste).
Além desses participantes, também estarão Rui Costa, Fernando Haddad e Esther Dweck (ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
A grande motivação da reunião é a expectativa diante do anúncio da terceira edição do ”Programa de Aceleração do Crescimento’‘ (PAC). O programa é uma promessa já feita pelo governo, e que inclusive já estava prevista para acontecer neste mês.
Próximos passos
Lula se reunirá hoje às 16:30 com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. Já na quarta-feira (17), o presidente desembarca no Japão para participar de uma reunião de Cúpula do G7.