Lula anuncia o programa ‘Escolas em Tempo Integral’ no Ceará
A iniciativa garante o repasse de R$ 4 bilhões para criação de 1 milhão de vagas de tempo integral
Nesta sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o Programa Escolas em Tempo Integral no centro de eventos em Fortaleza, no Ceará. Desta forma, o presidente assinou hoje uma medida provisória a respeito do projeto.
O governo repassará R$ 4 bilhões para estados e também municípios a fim de criar 1 milhão de vagas de tempo integral nas escolas brasileiras de educação básica.
Além disso, essa ação é destinada a todos os entes federados, ou seja, há a necessidade destes fazerem adesão e também pactuarem metas junto do Ministério da Educação(MEC).
O presidente também reforçou a importância que uma população qualificada tem para o desenvolvimento econômico do Brasil, reforçando o ponto de nenhum país ter conseguido se desenvolver sem possuir investimentos na educação.
Posteriormente, a respeito do projeto, também completou: ”Para que daqui a alguns anos esse país não deva nada a ninguém na qualidade da educação do nosso povo”.
Anteriormente Lula havia visitado a escola de ensino médio em Tempo Integral Johnson, localizada na capital cearense.
Sendo assim, logo na primeira etapa do programa o MEC vai estabelecer metas de matrículas em tempo integral, juntamente de estados e municípios.
Investimento em educação
Durante a cerimônia, o ministro da educação Camilo Santana (PT), anunciou que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) abrirá uma linha de crédito e disponibilizará 2,5 bilhões para que tanto estados como municípios possam construir novas escolas no Brasil.
Segundo Santana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também auxiliará colocando recursos a fim de que os governadores e prefeitos utilizem o dinheiro para o mesmo objetivo.
Ademais, o ministro contou que escola em tempo integral não é baseada apenas em aumentar o tempo, mas sim acolher e dar oportunidade aos alunos, assim como valorizar o professor e integrar a comunidade.
Próximas etapas do Programa Escolas de Tempo Integral
Nas etapas seguintes do programa ”Escolas em Tempo Integral”, o Ministério da Educação, junto das redes de ensino, implementará estratégias que consistirão em uma assistência técnica a fim de adotar o tempo integral com o foco na redução das desigualdades.
Serão realizadas diversas ações, deste modo, dentre as atividades estão:
- criação de indicadores de avaliação
- sistema de avaliação continuada
- orientações curriculares.
- melhoria de infraestrutura
- desenvolvimento de projetos inovadores
- estímulo a arranjos intersetoriais visando a prevenção e proteção social
- melhoria de infraestrutura