Comissão da Câmara aprova direito de adaptação de veículos para pessoas com deficiência

Aprovação deste projeto de lei representa um avanço importante para garantir os direitos das pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reforça o direito à modificação de veículos para pessoas com deficiência. A medida se aplica a veículos novos ou usados e está em conformidade com o que já estabelece o Código de Trânsito Brasileiro e as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF) ao Projeto de Lei 1379/22, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O novo texto inclui um artigo no Estatuto da Pessoa com Deficiência que reforça esse direito.

O projeto original determinava que o veículo adaptado para uso de pessoas com deficiência deveria atender às adaptações exigidas pelo órgão competente, conforme regulamentação do Contran. Além disso, o texto inicial permitia que essas adaptações fossem feitas em veículos novos ou usados, de câmbio manual ou automático, desde que houvesse viabilidade técnica.

No entanto, o autor do texto alegou que alguns órgãos executivos de trânsito desconhecem a possibilidade de adaptação dos veículos, criando obstáculos para que as pessoas com deficiência exerçam plenamente seu direito à mobilidade e ao transporte.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A relatora do projeto, deputada Erika Kokay, observou que o Código de Trânsito já determina que o órgão executivo de trânsito da unidade da federação onde o veículo a ser modificado está registrado deve autorizar toda e qualquer modificação de suas características originais.

Além disso, a Resolução 916/22 do Contran detalha todos os procedimentos que devem ser observados pelos proprietários de veículos e pelos órgãos de trânsito em relação à modificação do veículo.

Em sua avaliação, a deputada Kokay apontou que a legislação atual já regula essa questão. “Portanto, o dispositivo proposto seria desnecessário“, avalia a deputada. “Com o fito de jogar luz no grave problema apontado pelo deputado, propomos substitutivo em que se ressalta o direito da pessoa com deficiência que não vem sendo assegurado e que chama a atenção do agente público dos órgãos executivos de trânsito para que cumpra as devidas atribuições legais de sua responsabilidade“, afirma Kokay.

Agora, o projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A aprovação deste projeto de lei representa um avanço importante para garantir os direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à mobilidade e ao transporte.

Acompanhe nosso site para mais notícias sobre as decisões da Câmara dos Deputados e outros temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.