Quando saem o gabarito e as notas das provas do Concurso Nacional Unificado?
Gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado terça-feira (20).
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado neste domingo (18), movimentou quase um milhão de candidatos em busca de uma vaga no serviço público federal. Com a prova objetiva já aplicada, os participantes aguardam a divulgação do gabarito preliminar oficial, que será publicado na terça-feira, 20 de agosto.
A consulta poderá ser feita diretamente na página oficial do concurso, disponível na página oficial do certame.
Após a publicação do gabarito, os candidatos que discordarem das respostas poderão entrar com recursos nos dias 20 e 21 de agosto. De acordo com o cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro. Já as notas finais da prova objetiva, considerando os recursos, serão divulgadas no dia 8 de outubro.
No mesmo dia, 8 de outubro, será divulgada a nota preliminar da prova discursiva. Os participantes que desejarem contestar a correção das questões abertas poderão solicitar revisão entre os dias 8 e 9 de outubro. A nota final da prova discursiva está programada para ser liberada em 17 de outubro.
Ainda no dia 8 de outubro, os candidatos aprovados serão convocados para o envio de títulos. O envio dos documentos necessários, conforme previsto no edital, deve ser feito entre os dias 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado no dia 4 de novembro, com a possibilidade de interposição de recursos nos dias 4 e 5 de novembro. A nota final da revisão dos títulos será publicada em 19 de novembro.
Paralelamente, há um cronograma específico para candidatos que se autodeclararam negros ou indígenas e concorrem a vagas reservadas. Estes candidatos deverão passar por um processo de verificação da condição autodeclarada, com convocação prevista para 17 de outubro. O procedimento ocorrerá entre os dias 2 e 3 de novembro.
Candidatos que declararam alguma deficiência também têm um cronograma próprio. Eles serão submetidos a uma perícia médica e avaliação psicossocial entre os dias 17 e 25 de outubro. Os resultados preliminares da avaliação de veracidade da autodeclaração para candidatos negros e indígenas, assim como da avaliação psicossocial para candidatos com deficiência, serão divulgados no dia 13 de novembro. Caso desejem, os participantes poderão interpor recursos nos dias 13 e 14 de novembro, com a publicação do resultado final ocorrendo em 21 de novembro.
O CNU, que abrangeu 228 cidades em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferece 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal. Além disso, há a formação de um cadastro de reserva com mais de 13 mil candidatos classificados, que poderão ser convocados para vagas que venham a surgir, inclusive temporárias. Os salários iniciais para os aprovados variam entre R$ 4.407,90 e R$ 22,9 mil, dependendo do cargo.