Governo do RN autoriza novo concurso para a Secretaria de Saúde (Sesap)
Novo certame para Secretaria Estadual de Saúde visa preencher 384 vagas, com previsão de ser realizado em 2025.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, oficializou nesta sexta-feira (09) a autorização para a realização de um novo concurso público voltado para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O certame prevê a abertura de 384 vagas, além de cadastro de reserva, com a expectativa de ser realizado em 2025. O concurso faz parte de uma estratégia para fortalecer a Rede Estadual de Saúde Pública, substituindo os servidores temporários por efetivos.
O novo concurso público vai abranger diversas categorias do quadro de funcionários previstas no Plano de Cargos e Carreiras da Saúde, atendendo a uma demanda crescente por profissionais qualificados nas unidades de saúde distribuídas por todo o estado.
Convocação de mais 472 servidores efetivos para a Saúde
Durante o evento de assinatura da autorização, realizado na Governadoria, Fátima anunciou nomeação de 472 servidores efetivos para a Secretaria Estadual de Saúde que participaram do último certame realizado em 2018. Serão convocados 350 enfermeiros, 121 fisioterapeutas e 01 técnico em laboratório mediante publicação no Diário Oficial do Estado.
“A iniciativa está alinhada com o compromisso de melhorar a infraestrutura e a capacidade de atendimento do sistema público de saúde, que já conta com investimentos em reformas de hospitais e na ampliação do quadro de pessoal“, destacou a governadora.
Pedro Lopes, secretário de Estado da Administração (Sead), afirmou que as novas nomeações resultantes desse concurso não representarão aumento de despesas para o estado, já que ocorrerá a substituição dos temporários por servidores efetivos. Ele também reforçou que a convocação desse concurso atende a um antigo pleito dos profissionais da saúde e dos sindicatos da categoria, que participaram ativamente do ato de assinatura.
A secretária adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz, destacou que os hospitais públicos no RN tiveram sua capacidade ampliada, ganharam novos leitos e esse pessoal vai melhorar o atendimento, inclusive na área da reabilitação. Os novos servidores vão atuar nas unidades de Natal e do interior em todo o estado.