Rio Grande do Norte tem 42.967 inscritos no Concurso Nacional Unificado
Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa pioneira do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), avança para sua etapa conclusiva, com 42.967 inscritos apenas no estado do Rio Grande do Norte, evidenciando o interesse maciço dos potiguares pela seleção.
Marcado para 5 de maio, o exame ocorrerá em 228 cidades brasileiras, incluindo Mossoró, Natal, Caicó e Parnamirim no Rio Grande do Norte. Natal, capital do estado, lidera em número de candidatos, somando 28.447 inscritos, seguido de Mossoró com 7.414, Parnamirim com 4.302 e Caicó com 2.804.
Com um total de 2,1 milhões de candidatos em âmbito nacional, o CPNU destaca-se como o concurso com a maior participação já registrada no Brasil, ultrapassando as inscrições dos concursos do Banco do Brasil em 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos..
Expansão dos locais de prova devido à demanda
A demanda sem precedentes resultou na ampliação dos locais de prova. Para acomodar os participantes de Brasília, a organização adicionou oito cidades goianas ao rol de municípios sede: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás, elevando para 228 o total de cidades que acolherão o exame.
Preparativos e apoio institucional
O MGI alcançou governadores e prefeitos com um ofício solicitando suporte para a segurança e logística do evento. A ministra Esther Dweck sublinhou a necessidade de evitar grandes eventos nas datas próximas ao concurso, para facilitar o acesso e a segurança dos locais de prova.
Uma colaboração abrangente foi estabelecida, incluindo a Fundação Cesgranrio, a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e diversos órgãos de segurança pública, como a PF, PRF, Abin, Força Nacional, e as Secretarias de Segurança Pública Estaduais. Essa rede integrada deve garantir a eficiência logística e a segurança dos participantes.
Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e fechados, pontualmente, às 8h30. A prova terá início às 9h, com duração de duas horas e trina minutos. Já no turno vespertino, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h. O início da aplicação das provas será às 14h30 e o tempo de duração será de três horas e trinta minutos.
Os inscritos devem se atentar aos horários para evitar atrasos e imprevistos para o chamado Enem dos Concursos.
Provas
As provas serão aplicadas simultaneamente em 228 cidades em todas as unidades da federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, para seleção de novos servidores públicos.
Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
Para o bloco de nível médio (bloco 8), a manhã será dedicada a 20 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação.
Já à tarde, os candidatos dos blocos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha, de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas.
Concurso
Os candidatos no primeiro CPNU disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do país, realizado pela banca examinadora da Fundação Cesgranrio. Em todo o país, foram mais de 2,65 milhões de inscritos.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação está prevista para 3 de junho. Já a divulgação final dos resultados deve ocorrer em 30 de julho. No dia 5 de agosto, o governo federal iniciará a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação.
Para mais informações, acesse a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado.