Brasil condena ataque de Israel a campo de refugiados em Rafah
O Brasil condenou o ataque aéreo israelense em Rafah que matou 45 palestinos e pediu cessar-fogo imediato, destacando a violação aos direitos humanos e a necessidade de assistência humanitária.
(ANSA) – O Brasil condenou na noite desta segunda-feira (27) o ataque aéreo israelense que matou cerca de 45 palestinos em um campo de refugiados em Rafah e pediu um cessar-fogo imediato no sul da Faixa de Gaza.
Em nota, o Itamaraty diz que “o governo brasileiro condena a contínua ação das forças armadas israelenses contra áreas de concentração da população civil de Gaza, visto que constitui sistemática violação aos Direitos Humanos e ao Direito Humanitário Internacional, assim como flagrante desrespeito às medidas provisórias reafirmadas, há poucos dias, pela Corte Internacional de Justiça“.
Segundo o governo Lula, os fatos do ocorridos no domingo passado (26) nas imediações da cidade de Rafah demonstram o “efeito devastador sobre civis de qualquer ação militar israelense“.
A nota foi publicada em meio às polêmicas entre Lula e o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, que declarou o petista como “persona non grata”.
No comunicado, o Brasil também exortou “a comunidade internacional que exerça máxima pressão diplomática a fim de alcançar o imediato cessar-fogo, a libertação dos reféns e o urgente provimento de assistência humanitária à população de Gaza“.
Por fim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil “deplorou” a “retomada pelo Hamas de lançamento de foguetes contra território israelense“