Escalada de tensões: Israel lança ataque contra o Irã
A mídia local também relata explosões na Síria e no Iraque
Israel confirmou a execução de um ataque com mísseis contra alvos no Irã na madrugada desta sexta-feira, marcando um novo e significativo aumento nas tensões entre os dois países. O ataque israelense visa responder à recente ofensiva do Irã, que envolveu mais de 300 drones e mísseis contra o território israelense na semana passada, conforme fontes do governo dos EUA à ABC News e CBS News.
Funcionários americanos, que falaram sob condição de anonimato, relataram que o ataque ocorreu em Isfahán, uma localização estratégica que abriga instalações militares e parte do programa nuclear iraniano. As informações foram complementadas por relatos de explosões ouvidas sobre a cidade, conforme cobertura da agência de notícias semioficial Fars.
A tensão na região foi evidenciada pelo desvio de voos de companhias aéreas como Emirates e FlyDubai, que alteraram suas rotas para evitar o espaço aéreo do oeste iraniano a partir das 4:30 da manhã, horário local. Esta medida sugere um possível fechamento temporário do espaço aéreo devido ao ataque.
Contexto da retaliação
Este ataque ocorre após o Irã ter realizado, no último fim de semana, uma operação significativa contra Israel, lançando uma enxurrada de drones e mísseis em resposta a um ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, Síria, que resultou na morte de oficiais iranianos. Segundo declarou o tenente general Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, o ataque iraniano receberia uma resposta adequada.
As ações de Israel foram precedidas de intensas deliberações entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu gabinete de guerra. Estas discussões focaram nas estratégias de resposta às agressões iranianas, que segundo Israel e seus aliados, representam uma ameaça direta à sua segurança nacional.
A resposta internacional ao aumento das hostilidades tem sido de preocupação, com vários líderes mundiais apelando por moderação de ambas as partes para evitar uma escalada maior do conflito. As nações vizinhas, já tensionadas pela instabilidade regional, observam com cautela os desdobramentos que podem afetar toda a região do Oriente Médio.
As forças de defesa israelenses, apoiadas pelo sistema de defesa Iron Dome, demonstraram capacidade ao interceptar 99% dos projéteis lançados pelo Irã no último ataque, um fato que foi destacado como um “testamento da superioridade militar de Israel” por porta-vozes militares.
Esta é uma história em desenvolvimento. Ele será atualizado.