Escolas da Flórida incluirão “educação anticomunista” no currículo
A partir de 2026, alunos do estado norte-americano aprenderão a história do comunismo e, na visão do governador Ron DeSantis, irão compreender “verdadeiramente os males” dessa ideologia.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou uma nova Lei nesta quarta-feira (17), que introduzirá o ensino sobre os “perigos e males do comunismo” em todas as escolas públicas do estado norte-americano, do jardim de infância ao 12º ano.
A medida, que começará a valer no ano letivo de 2026-2027, busca educar os alunos sobre os aspectos ideológicos do comunismo, incluindo a “história do comunismo nos EUA e os movimentos comunistas nacionais”. O documento afirma que o conteúdo anticomunista será “adequado à idade e ao desenvolvimento” para cada idade e abordarão temas relacionados com a ideologia,
Durante o anúncio da lei, que aconteceu em uma coletiva de imprensa no Museu Hialeah Gardens, em homenagem à Brigada 2506 – grupo contrarrevolucionário apoiado pelos EUA que tentou derrubar Fidel Castro em Cuba em 1961 –, DeSantis enfatizou a importância de ensinar a verdade (na opinião dele) nas escolas. “Muitas universidades ensinam o quão grandioso é o comunismo, mas é essencial que os nossos jovens conheçam a realidade desta ideologia“, declarou o governador.
O documento também prevê a criação do Instituto para a Liberdade nas Américas, localizado no Miami Dade College. Este instituto terá como foco promover as liberdades econômicas e individuais, especialmente para a população dos países latino-americanos, explicando os benefícios da liberdade em contraste com regimes comunistas.
Manny Díaz Jr., Comissário de Educação do Estado, apoiou a medida, afirmando: “Este projeto de lei nos dá a oportunidade de garantir que nossos alunos aprendam sobre a história e, assim, evitem repeti-la, entendendo realmente os males do comunismo“.
DeSantis concluiu destacando seu compromisso em “lutar contra a tirania e contra o comunismo” através de medidas legislativas, reafirmando a importância de uma educação fundamentada em “dizer a verdade sobre esta ideologia” para as futuras gerações.