Estado Islâmico ameaça atacar estádios durante fase final da Liga dos Campeões
Dois estádios em Madrid e outros dois - em Londres e Paris, estariam na mira dos terroristas. Mensagem foi publicada nas redes sociais e deixa comando para "matar todos".
Três veículos de mídia da Espanha divulgaram, nesta segunda-feira (8), uma mensagem de ameaça terrorista atribuída ao Estado Islâmico. A rádio Cope e os jornais Às e Marca, todos de Madri, fizeram um alerta para possíveis ataques durante os jogos desta terça-feira (9) da Liga dos Campeões da Europa.
As afirmações vieram depois que a fundação Al Azaim, meio de comunicação não oficial do grupo terrorista Estado Islâmico de Khorasan (ISIS-K), e Sarh al Khilafah, outro meio de comunicação ligado aos jihadistas, copartilharem imagens com ameaças de ataques contra os quatro estádios que vão receber as quartas de final e a final da Liga dos Campeões.
Em um deles, sob o lema “Matem todos”, aparece um terrorista portando um rifle junto com os nomes dos estádios onde serão disputadas as próximas partidas: Emirates Stadium, em Londres, do Arsenal; os dois principais de Madrid — o Santiago Bernabéu (Real Madrid) e o Wanda Metropolitano (Atlético de Madrid) — bem como o parisiense Parc de Prices, de propriedade do PSG.
A ideia sinistra de atacar jogadores nos ônibus dos times também é sugerida – além de sugerir ataques a torcedores, informou o Site Intelligence Group, que rastreia conteúdo terrorista.
Nesta terça-feira (9), o Real Madrid enfrenta o Manchester City no Bernabéu, enquanto Arsenal e Bayern de Munique se enfrentam em Londres. Na quarta-feira (10), o Atlético de Madrid enfrenta o Borussia Dortmund no Wanda Metropolitano e o PSG recebe o Barcelona em casa.
A Espanha, que esta semana acolhe o duplo jogo da Liga dos Campeões na capital, está atualmente no nível de alerta 4 para ameaças terroristas de um total de cinco e ativou dispositivos de segurança na capital.
Estas últimas ameaças dos jihadistas surgem depois de, em 30 de março, Sarh al Khilafah ter transmitido um apelo para matar as pessoas reunidas na Allianz Arena, em Munique, no dia do jogo entre Bayern e Dortmund.