Belarus prevê pela 1ª vez uso de armas nucleares
(ANSA) – O ministro da Defesa de Belarus, Viktor Khrenin, anunciou nesta quarta-feira (17) que o país, um dos principais aliados da Rússia, realizará pela primeira vez ensinamentos militares que envolverão o uso de armas nucleares.
De acordo com a agência AP, as forças de Moscou encaminharam armamentos nucleares táticos para Minsk, embora não haja muitas informações sobre a quantidade.
Os detalhes sobre como será esses ensinamentos de Belarus ainda são rasos, mas a Rússia deixou claro que seguirá tendo controle sobre essas armas, que supostamente possuem curto alcance e rendimento relativamente baixo.
Alexander Volfovich, secretário do Conselho de Segurança, afirmou que o envio de armas nucleares russas para Belarus tinha o objetivo de dissuadir a agressão da Polônia, membro da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan).
Essa nova doutrina ainda será apresentada para aprovação da Assembleia Popular de Toda Belarus, um órgão representativo que funciona em Minsk em paralelo com o Parlamento.
O país detinha armas nucleares táticas e de longo alcance quando fazia parte da União Soviética, mas transferiu os equipamentos para Moscou após o colapso da nação.