Biden garante ‘apoio inabalável’ dos EUA a Israel após ataque surpresa do Hamas
O cenário em Israel é de preocupação e tensão após um dos maiores ataques sofridos pelo país em décadas, executado pelo grupo terrorista Hamas. Em meio a essa crise, o presidente dos EUA, Joe Biden, garante que o apoio americano a Israel permanecerá sólido e inabalável.
Nas primeiras horas deste sábado (7), Israel foi surpreendido por um ataque em larga escala do Hamas. Mísseis foram lançados em diversos pontos do território israelense, e terroristas atacaram várias cidades. O saldo foi devastador: aproximadamente 238 israelenses perderam suas vidas, mais de mil ficaram feridos e outros foram sequestrados e levados para a Faixa de Gaza.
A resposta de Israel
Como retaliação ao ataque, Israel respondeu com mísseis, resultando na morte de 232 palestinos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que o país estava em estado de guerra, lançando a operação “Espadas de Ferro“. Ele convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança e fez um chamado massivo de reservistas. Em uma declaração forte, Netanyahu afirmou: “Estamos em guerra e vamos ganhar“.
EUA ao lado de Israel
Biden, após conversas com o líder israelense, reiterou o direito de Israel de proteger seu povo e condenou qualquer exploração do ataque por aqueles hostis ao país. Ele destacou que o governo dos EUA está pronto para fornecer “todos os meios apropriados de apoio” a Israel. Esta declaração reafirma a relação estreita e alinhada entre os EUA e Israel.
Com o clima de tensão, as autoridades israelenses pediram à população que siga rigorosas instruções de segurança, recomendando que as pessoas permaneçam próximas a edificações e locais protegidos. Os militares israelenses, em comunicado, garantem a defesa dos civis e prometem que o Hamas pagará um alto preço por suas ações.