Celso Portiolli e o 11 de setembro: Entenda a relação do apresentador com o ataque às Torres Gêmeas
O apresentador Celso Portiolli tem uma “ligação” com o dia 11 de setembro, isso porque todos os anos o seu nome sobe rapidamente entre os assuntos mais comentados do X (ex-Twitter). Mas o que o comunicador do SBT tem haver com o atentado terrorista que aconteceu há 22 anos nas Torres Gêmeas em New York nos Estados Unidos?
Celso por sua vez, faz questão de esclarecer a associação e apontar sua indignação. “No começo fiquei muito bravo. Como me associam a maior tragédia de todos os tempos? Fiquei muito pistola”, afirmou ele ao Flow Podcast. “Na verdade, isso começou em Portugal, com um humorista de lá. Aí um cara fez o favor de repetir isso no Brasil”, completou ele.
“Eu fiquei com medo do seguinte: qualquer hora eu vou chegar na alfândega e vão me perguntar o que é isso”. Ainda na mesma entrevista, Portiolli pontuou que se assusta com a proporção que esse assunto toma no Twiter. “Mas é incrível, no Twitter, eu postei uma foto de uma viagem para Israel com umas palavras em hebraico e tinha atrás umas torrezinhas, eles já fazem umas associações!”, divertiu-se.
“É um negócio incrível! E eu levo na esportiva. Agora qualquer post que eu faço, colocam alguma coisa de 11 de setembro. Mas me defendem”, continuou Celso. O fato começou em fevereiro de 2019, após um usuário criar no Facebook a página “Celso Portiolli não teve nada a ver com o 11 de setembro”. Atualmente, existe um grupo com esse nome que é atualizado diariamente reunindo diversas fotos e vídeos que inocentam ou culpam o apresentador pelo 11 de setembro. São cerca de mais de 15 mil usuários por lá.
No último domingo (10) durante seu programa ao vivo “Domingo Legal” no SBT, Celso Portiolli resolveu levar na ‘esportiva’ e brincar com a situação que envolve seu nome durante tantos anos.
Origem do meme com Celso Portiolli e o 11 de setembro
A principio a ideia, surgida em meados de 2019 veio de Portugal e consistia em associar uma figura famosa a um evento aleatório. Nesse sentido, Celso Portiolli e o 11 de setembro acabaram sendo associados sem um fundamento ou finalidade.
Assim, o movimento cresceu nas redes e muitas pessoas relacionaram o apresentador ao acontecimento de forma cômica, tentando provar seu envolvimento — ou não — no 11 de setembro de 2001.
11 de setembro
Os atentados de 11 de setembro completam nesta segunda-feira (11) 22 anos. A tragédia, que ocasionou milhares de mortes, ocorreu quando dois aviões chocaram-se contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos.
O World Trade Center era um complexo de sete edifícios comerciais que foi inaugurado em 1973. Dentro dele, estavam as Torres Gêmeas, que possuíam 110 andares e 417 metros de altura. As torres abrigavam inúmeras empresas e estavam localizadas em uma das regiões mais valorizadas de Nova York. Chegaram a ser um dos maiores prédios do mundo, e eram um dos grandes símbolos da cidade norte-americana.
Conhecido como um dos ataques mais impactantes de toda a história mundial, os atentados de 11 de setembro podem ser cobrados em provas de vestibulares, Enem, concursos públicos e outros processos seletivos. Os ataques iniciaram-se com o sequestro de quatro aviões comerciais por 19 terroristas. Os aviões sequestrados foram dois Boeing 757 e dois Boeing 767, que decolaram de diferentes locais do leste dos Estados Unidos, com direção ao estado da Califórnia, na costa oeste.
Dois dos aviões chocaram-se contra as duas torres do World Trade Center, antigo prédio comercial localizado em Nova York. O terceiro avião chocou-se contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e o quarto avião caiu em uma área inabitada da Pensilvânia. Os números dos atentados de 11 de setembro impressionam até hoje, 22 anos depois da tragédia. Confira alguns dados:
- 15 mil pessoas estavam dentro das Torres Gêmeas
- 2.606 mortes em Nova York
- 125 mortes no Pentágono
- 246 mortes nos aviões (entre tripulação e passageiros)
- 19 terroristas mortos