Presidente da Bielorrússia aprova instalação de armas nucleares russas em seu território
Alexander Lukashenko ressaltou que a ação foi feita a partir de sua própria solicitação e insistência junto à Rússia, visando assegurar a segurança de seu país.
Em uma afirmação marcante e significativa, Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia, anunciou nesta terça-feira (13) que “tudo está pronto” para o desdobramento de armas nucleares táticas russas em território bielorrusso. O líder nacional aguarda a efetivação desta iniciativa nos dias que se seguem.
Durante uma viagem à região de Minsk, Lukashenko foi questionado sobre as razões que levaram as autoridades bielorrussas a optarem por tal medida e quais seriam as condições para seu uso. De maneira categórica, ele ressaltou que a ação foi feita a partir de sua própria solicitação e insistência junto à Rússia, visando assegurar a segurança de seu país. “Foi uma exigência minha. Não foi a Rússia que me pressionou”, afirmou.
Na visão de Lukashenko, Minsk necessita de armas desta natureza “para que nem um único pé de alguns bastardos pise em solo bielorrusso”. O presidente expressou de forma clara seu desejo de evitar um confronto bélico, confirmando que a ameaça é real e que é seu dever neutralizá-la.
Em relação aos preparativos para o desdobramento das armas, Lukashenko assegurou que todos os requisitos foram cumpridos. “Tudo está pronto. Acredito que em poucos dias teremos o que solicitamos. E talvez até mais”, declarou.
Condições para o Uso de Armas Nucleares
Lukashenko enfatizou que só há um motivo que justificaria o lançamento de um ataque com tais armas a partir do território bielorrusso: uma agressão contra o país. “E a resposta será imediata. Já mencionei isso diversas vezes […] Deus me livre de ter que tomar a decisão de utilizar estas armas na era moderna. Mas não hesitarei, a menos que haja uma agressão contra nós”, garantiu.
6. Putin Confirma os Preparativos para o Desdobramento
Paralelamente, o presidente russo, Vladímir Putin, também confirmou que os preparativos para o desdobramento “estão ocorrendo conforme o planejado”. Segundo Putin, após a conclusão dos preparativos em 7-8 de julho, serão iniciadas as medidas relacionadas ao desdobramento de armas no território bielorrusso.
Em março, Putin anunciou que Moscou instalaria armas nucleares táticas na Bielorrússia, destacando que essa medida seria implementada sem violar os compromissos internacionais de não proliferação. De acordo com o líder russo, a decisão foi motivada pela declaração do Reino Unido sobre o fornecimento de munição de urânio empobrecido para a Ucrânia.
Aqui no N10 você acompanha as principais notícias do mundo.