Morre o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi
Aos 86 anos ele morreu no hospital San Raffaele, em Milão, em decorrência de leucemia.
Morreu nesta segunda-feira (12), Silvio Berlusconi o primeiro-ministro da Itália. Fez parte do período mais longo da história apesar de ser incluído em diversos escândalos.
Aos 86 anos ele morreu no hospital San Raffaele, em Milão, em decorrência de leucemia. De acordo com a mídia italiana, a rede de televisão Mediaset anunciou a morte de Silvio.
Com uma foto sorrindo e a manchete que dizia: “Berlusconi está morto“. Berlusconi foi internado na última sexta-feira (9) pela segunda vez. Nos últimos anos ele sofreu algumas doenças cardíacas e câncer de próstata.
De acordo com os veículos de comunicação italianos a morte foi confirmada na manhã desta segunda pouco depois de seus cinco filhos e o irmão de Berlusconi, Paolo, terem chegado ao hospital.
Seu patrimônio foi construído com a holding de mídia Fininvest na década de 1970, antes de fazer parte da política em 90, Berlusconi contornou o monopólio da TV estatal nos anos de 1970 e 1980.
Entenda quem foi Silvio Berlusconi
Silvio Berlusconi nasceu em 1936 em Milão e antes de se tornar o 5° homem mais rico da Itália ele trabalhou como cantor em navio de cruzeiro. A sua fortuna é avaliada em US$7 bilhões através de seu império de mídia.
Além de ter sido dono de dois times de futebol, Milan e Monza. Já em 1994 ocupou o cargo de premiê por quatro mandatos. O último teve seu encerramento inesperado em 2011, o governo de extrema-direita de Giorgia Meloni é apoiado por seu partido, Força Itália.
Berlusconi também protagonizou escândalos sexuais, por exemplo a famosa festa “bunga-bunga“. Além de disseminar algumas frases preconceituosas e polêmicas: “melhor gostar de garotas bonitas do que ser gay”.
Com diversos processos, Silvio foi condenado em apenas um deles. Se tratava de fraudes fiscais envolvendo seu império de mídia.