Governo brasileiro repudia atos racistas sofridos por Vinícius Júnior na Espanha
O jogador brasileiro foi alvo de insultos, xingamentos e cânticos racistas durante o confronto entre Valência e Real Madrid na La Liga
Nesta segunda-feira (22), o governo brasileiro tomou uma postura firme ao repudiar veementemente os atos de racismo cometidos contra Vinícius Júnior. O jogador brasileiro foi alvo de insultos, xingamentos e cânticos racistas em mais um episódio lamentável na La Liga.
Dessa forma, as autoridades brasileiras manifestaram seu apoio e solidariedade ao atleta, exigindo ações concretas e providências das entidades esportivas, do governo espanhol e da La Liga.
A ministra das Relações Exteriores substituta, embaixadora Maria Laura da Rocha, descreveu os atos de racismo como abjetos e destacou a persistência desses crimes, não apenas contra o jogador, mas contra todos os afrodescendentes e a humanidade. Ela ressaltou a necessidade de combater essas manifestações de intolerância racial.
O governo brasileiro divulgou uma nota conjunta, assinada por vários ministérios, expressando seu repúdio aos ataques racistas. Além disso, as autoridades brasileiras cobraram a adoção de medidas efetivas por parte das autoridades espanholas e esportivas para punir os responsáveis e prevenir a repetição desses atos condenáveis.
Dessa maneira, diversas autoridades do governo brasileiro, como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também se manifestaram em apoio a Vinícius Júnior. Eles exigiram ações concretas por parte dos patrocinadores, das entidades esportivas e dos empresários que financiam eventos futebolísticos, para combater e erradicar o racismo no esporte.
Assim, o Brasil está empenhado em trabalhar em cooperação com o governo espanhol para coibir o racismo e compartilhar conhecimentos e boas práticas no combate a essas violações dos direitos humanos.
Contato entre embaixadas
A embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, entrou em contato por telefone com a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, para manifestar o repúdio do governo brasileiro aos episódios de racismo contra Vinícius Júnior.
Real Madrid sai em defesa de Vinícius Júnior
Em um novo comunicado na manhã desta segunda-feira (22), o Real Madrid, clube onde o brasileiro atua, se posicionou mais incisivamente em defesa do atacante. De acordo com a nota, a entidade recorreu à Procuradoria Geral do Estado da Espanha para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.
Entenda o caso
Durante o jogo entre Valencia x Real Madrid, na tarde deste domingo (21), Vinícius Júnior foi insultado pela torcida do time da casa no estádio de Mestalla.
O confronto era válido pela 35º rodada de La Liga (o campeonato Espanhol de futebol) e chegou a ser interrompido após a torcida do Valencia gritar “mono” (macaco em espanhol) contra o craque do Real.