Cães são mais felizes na companhia de outros animais, sugere novo estudo
A maior interação social com outros animais foi associada a uma melhor saúde
Se os humanos geralmente ficam de bom humor quando fortalecem seus laços com outros seres da mesma espécie, os cães não são diferentes. Um novo estudo, publicado na revista acadêmica Oxford Academic Evolution, Medicine, and Public Health, detalha que o melhor amigo do homem fica muito mais feliz quando tem outros pets ao seu redor.
Cães e as Conexões Sociais: O Estudo
Este estudo, o maior de seu tipo até o momento, analisou mais de 21 mil donos de cães. Os pesquisadores descobriram que os fatores sociais desempenham um papel extremamente importante no envelhecimento saudável dos animais. Por exemplo, a rede de apoio social de um cão mostrou o maior impacto e associação com melhores resultados de bem-estar, tendo cinco vezes mais influência do que os fatores financeiros, a estabilidade do lar ou a idade do dono.
Este trabalho faz parte de uma iniciativa muito ambiciosa que planeja rastrear a saúde dos cães durante um período de 10 anos. Envolve pesquisadores de mais de uma dúzia de universidades e organizações. Como parte da iniciativa, os donos são solicitados a preencher extensas pesquisas anuais sobre seus cães. Alguns também são convidados a compartilhar os registros veterinários de seus cães e amostras de testes médicos para estudos menores.
Entendendo a Saúde dos Cães: Aspectos de um Ambiente Doméstico
Neste estudo, os pesquisadores se concentraram em encontrar aspectos do ambiente doméstico de um cão que estavam mais fortemente associados com sua saúde geral. Para isso, revisaram dados de pesquisas de mais de 21.000 donos.
E o que encontraram? Cinco fatores-chave que beneficiam a prosperidade do animal. São eles: estabilidade no bairro, a renda total do domicílio, a idade do dono, o tempo social que passaram com crianças e o tempo social que passaram com outros animais (principalmente outros cães).
Companhia Social e Saúde Canina
O estudo indica que cães que viviam em lares menos estáveis e economicamente seguros eram mais propensos a ter saúde pior do que outros. Por outro lado, uma maior interação social com outros animais foi associada a uma melhor saúde. Segundo a autora, Bri McCoy, estudante de pós-graduação na Arizona State University:
“Isso mostra que, assim como muitos animais sociais, incluindo os humanos, ter mais companheiros sociais pode ser realmente importante para a saúde do cão. Ter uma boa rede, ter uma boa conexão social é bom para os cães que vivem conosco. Mas a estrutura e os valores que existem na nossa sociedade também têm um efeito prejudicial nos nossos animais de estimação“.
A Influência da Renda na Saúde Canina
O estudo também descobriu que os cães que vivem em lares com famílias mais ricas tendem a ser diagnosticados com mais doenças do que outros. Embora isso possa indicar que esses cães são levados ao veterinário com maior frequência.