Prefeitos solicitam recursos para gestão e prevenção de desastres naturais

Durante a 2° edição do evento Reflexões sobre o Futuro das Cidades realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em Niterói no Rio de Janeiro. Os prefeitos que estavam reunidos encaminharam uma carta ao governo federal com a solicitação de recursos para a prevenção e gestão de desastres naturais em suas cidades.

Isso ocorreu após os desastres apresentarem consequências sociais e econômicas devastadoras aos municípios atingidos. As discussões estabelecidas se referiram diretamente a gestão e prevenção dessas calamidades.

Ainda no encontro foram definidas algumas ações que são apontadas como prioridade a serem realizadas pelo governo federal de acordo com as cidades que forem atingidas. O tema é acompanhado pela Comissão Permanente da FNP de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (Casd).

Logo no começo do evento durante a abertura o prefeito de Niterói, Axel Grael que também é vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da frente. Ressaltou a importância de “aproximar experiências das defesas civis, de políticas públicas de resiliência. E pensar em formas de ter uma atuação solidária em situações de catástrofes climáticas”.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano a carta que contém as diretrizes para a estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastre das cidades brasileiras. Afim de nortear e direcionar a pactuação dos municípios com o governo federal e elencar medidas para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas.

Desastres naturais aumentam após chuvas intensas

Após os estragos causados pelas chuvas originando-se desastres naturais no estado de Alagoas. Subiu para 31 o número de municípios em situação de emergência. No último domingo (9) o governador Paulo Dantas (MDB) publicou um decreto incluindo as cidades de Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe à lista de cidades em situação emergencial.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado que foi publicado nesta segunda-feira (10). As chuvas que caíram em Alagoas desde sexta-feira (7) deixaram 3.578 pessoas desabrigadas e 20.458 desalojadas em todo estado.

O município de Matriz de Camaragibe é o mais afetado, com 390 desabrigados e 3.158 desalojados. No município de Joaquim Gomes uma pessoa morreu. Em Pernambuco, o número de cidades em situação de emergência também subiu.

Agora são 15 municípios da Zona da Mata Sul afetados pelas fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas foram atingidas pelas chuvas, das quais 2.447 estão desalojadas e 415 desabrigadas.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.