Matemática: confira os temas mais abordados no ENEM nos últimos 5 anos

Faltam apenas 5 dias para a prova da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa maneira, estudantes de todo o Brasil querem saber quais serão os assuntos cobrados pelas questões da prova. Uma das matérias que estarão presentes no segundo dia de provas é Matemática. As questões dessa disciplina podem abordar diversos tópicos, mas existem temas que são cobrados com muita frequência e que, dessa maneira, você não pode deixar de revisar antes do exame.

Em contato com o N10 notícias, o assessor de Matemática do Sistema Positivo de Ensino, Neumar Albertoni, afirmou que focar as últimas revisões nesses conteúdos é uma forma eficaz de garantir bons resultados no Enem. “O Enem costuma seguir um padrão para as questões a serem respondidas, então é muito importante ficar de olho no que já caiu na prova. Priorizar os conteúdos mais frequentes é uma ótima estratégia para assegurar boa pontuação na maior parte do exame”, ressalta.

Apesar da vasta quantidade de assuntos abordados em Matemática, as provas dos últimos anos se dividiram assim:

  • Matemática básica – está em quase 33% das perguntas e envolve operações (soma, multiplicação, divisão e subtração), porcentagem, regra de três, escalas e razão.
  • Estatística e probabilidade – presentes em mais de 22% das perguntas, trabalham com a aleatoriedade de eventos e o estudo de metodologias de coleta, descrição e análise de dados.
  • Geometria espacial e plana – representam quase 20% das perguntas; estudam o espaço e as formas existentes que o ocupam.
  • Funções – mais de 6% da prova, é a área que se dedica ao estudo das relações entre conjuntos.
  • Análise combinatória – mais de 4% das provas, compreende o estudo de técnicas e métodos para solucionar problemas relacionados à contagem.

Albertoni explica que, dentro desses temas, as formas de abordagem das questões são variadas, mas alguns detalhes podem ser antecipados. Por exemplo, em geometria espacial e plana, a prova costuma pedir que o estudante calcule o volume do perímetro e área de figuras planas, além de corpos redondos e prismas. “Quando se fala em estatística e probabilidade, normalmente esse conteúdo vem com a orientação de interpretar dados que envolvem média, moda e mediana, ou seja, medidas de tendência central”.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

“Também costuma aparecer o cálculo da probabilidade condicional, simples e de eventos simultâneos”, detalha. “Por sua vez, quando o assunto é funções, os estudantes podem dedicar tempo ao estudo de função afim e quadrática, bem como da relação entre grandezas com uso de representação algébrica e análise do comportamento gráfico cartesiano”.

Confira quais estudos priorizar em Matemática

O professor e assessor pedagógico de Matemática do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e desenvolvimento dos colégios da Rede Positivo, Dirceu Fedalto, pontuou quais assuntos priorizar em matemática tendo tantos conteúdos ainda pra estudar, além de ressaltar quais temas que mais caem na disciplina.

“Alguns assuntos são figurinhas carimbadas no ENEM. Costumamos falar em sala que a pergunta a ser feita não é se vai ser cobrado determinado assunto, mas sim, quantas serão as questões sobre esse assunto. Se o candidato tem um bom conhecimento de Matemática Básica (assuntos vistos no Ensino Fundamental), provavelmente ele conseguirá resolver várias questões da prova. Do Ensino Médio, a sugestão seria rever fórmulas de geometria espacial, conceitos de Estatística e probabilidades, as principais características das funções (afim, quadrática, exponencial e logarítmica). Uma das características nas avaliações do ENEM é fazer uma cobrança ampla em Matemática, explorando aspectos práticos e contextualizáveis.”, afirma Fedalto.

“O cuidado de sempre, e aqui é chover no molhado, é ler com muita atenção o enunciado e o comando da questão. Fazer o ENEM exige uma boa preparação acadêmica, mas também o candidato deve estar preparado física e psicologicamente. Nesse sentido, fazer simulados pode ajudar nessa preparação. Da mesma forma, outra sugestão é participar do ENEM como treineiro, assim já da para ‘sentir o clima’ da prova”, enfatizou o professor.

Confira quais os assuntos que mais caem em Matemática no Enem:

  • Matemática Básica (proporcionalidade, regra de três, porcentagem, entre outros assuntos): De 2009 até 2020, são mais de 300 questões sobre esses assuntos. Vale ressaltar que as habilidades e competências envolvidas nesses assuntos também são necessárias em outros assuntos e em outras áreas como a Física e Química.
  • Geometria plana e espacial: no mesmo período, são mais de 200 questões.
  • Estatística: são mais de 100 questões envolvendo as medidas de tendência central e dispersão bem como a análise de gráficos. Vale reforçar aqui que as habilidades de compreensão de gráficos é muita usada em outras áreas e aqui podíamos citar a Geografia.
  • Funções: esse objeto de estudo começa a ser estudado no Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio é aprofundado e detalhado. São mais de 150 questões desde de 2009.
  • Análise combinatória e probabilidade: sempre aparecem nas provas.
  • Sequências, trigonometria e matemática financeira: apesar de não serem assuntos dos mais cobrados, têm presença garantida nas provas do ENEM.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.