Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,5 em Taiwan
O alerta é para as ilhas do sul do Japão depois que o terremoto atingiu perto de Taiwan. As autoridades dizem que esperam ondas de até três metros.
Na noite de terça-feira (2), um terremoto de magnitude inicialmente reportada em 7,5 foi registrado perto da costa de Taiwan, às 23:58 GMT, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Uma revisão subsequente ajustou a magnitude para 7,4. O epicentro do terremoto foi identificado a uma profundidade de 11,4 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Este evento sísmico foi seguido por outro tremor, de magnitude 6,6, menos de trinta minutos após o primeiro abalo.
O diretor do Centro Sismológico de Taipei, Wu Chien-fu, qualificou o terremoto ocorrido nas proximidades de Taiwan como “o mais forte em 25 anos”, evocando memórias do devastador terremoto de setembro de 1999, que teve magnitude de 7,6 e resultou na morte de cerca de 2.400 pessoas. Segundo Wu, este terremoto foi particularmente alarmante devido à sua proximidade com a terra e à sua superficialidade, o que ampliou seu impacto em Taiwan e nas ilhas adjacentes.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para as regiões costeiras, incluindo as ilhas Yaeyama, Miyako e Okinawa, antecipando ondas de até três metros de altura. Em resposta ao alerta, autoridades japonesas recomendaram a evacuação das áreas costeiras próximas à prefeitura de Okinawa, buscando prevenir riscos à vida e à propriedade dos habitantes locais.
Embora a extensão completa dos danos ainda não tenha sido determinada, agências de notícias, incluindo a AP, relataram o colapso de edificações em Taiwan, destacando a severidade do terremoto e a possibilidade de consequências significativas tanto em Taiwan quanto em áreas afetadas pelo tsunami no Japão.
As Forças de Autodefesa do Japão foram mobilizadas para coletar informações sobre o possível impacto das ondas de tsunami na região de Okinawa e preparar abrigos para os evacuados.
Alerta nas Filipinas
As Filipinas também emitiram alertas para “ondas de tsunami altas“, solicitando a evacuação das áreas costeiras. O instituto de sismologia do estado aconselhou imediata evacuação para terrenos mais altos ou para o interior em 23 províncias, onde se esperava que ondas de tsunami “altas” atingissem. O aviso destacou que as primeiras ondas de tsunami eram esperadas entre 0033 GMT e 0233 GMT, ressaltando que estas “podem não ser as maiores e podem continuar por horas“.
Sequência sísmica em Taiwan
Após o terremoto inicial de magnitude 7,5 próximo à costa oriental de Taiwan, um enxame sísmico atingiu a ilha, com uma série de tremores de menor intensidade, variando entre magnitudes de 5,2 e 5,7, conforme relatado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS). Esta atividade subsequente destaca a volatilidade contínua na região e a necessidade de vigilância constante.