“Um feito histórico”: Fátima confirma Natália Bonavides como pré-candidata do PT à prefeitura de Natal
Na convenção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), intitulada “Conferência Eleitoral PT 2024”, realizada em Brasília (DF), no último fim de semana, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou um possível feito histórico para o partido no estado. Pela primeira vez no RN, o PT poderá ter, com a pré-candidatura da deputada Natália Bonavides, representantes em todas as esferas do poder Executivo: presidência, governo estadual e prefeitura do Natal.
Durante o evento, Fátima Bezerra confirmou a deputada federal Natália Bonavides como a pré-candidata do PT à Prefeitura do Natal. “Vai ser um feito histórico, quem viver verá, no Rio Grande do Norte, pela primeira vez, a governadora é do PT, o presidente já é do PT e a prefeita de Natal vai ser do PT”, declarou a governadora Fátima.
Apesar da notícia do que poderá ser um “feito histórico” nas palavras da governadora, nem todos no cenário da esquerda potiguar estariam satisfeitos com a situação, visto que a declaração, faz praticamente “cair por terra”, as chances de outros membros da federação PT-PV-PC do B, como a deputada estadual Eudiane Macedo, de buscar a candidatura própria à Prefeitura do Natal. Nesse sentido, vale lembrar que embora aliada da coalizão, Macedo anteriormente já expressou sua intenção de concorrer pelo Partido Verde (PV), que fechou questão e levará sua pré-candidatura para a disputa interna da Federação Brasil da Esperança.
A política potiguar no corredor da folia; pré-candidatos aparecem aproveitando o Carnatal
Em um trecho de “Nos bailes da vida”, canção composta por Fernando Brant e Milton Nascimento, em 1981, a frase “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, pode ser entendida como uma referência a necessidade constante de se fazer presente junto ao povo. No meio artístico o risco de cair no ostracismo é o que de pior pode ocorrer.
Na política, isso não é diferente, daí a necessidade de se manter em constante evidência. Se fazer presente em eventos públicos e de grande apelo é uma das formas mais fáceis e mais utilizadas, até mesmo para dizer aos eleitores, de forma implícita, algo como: “eu também sou uma pessoa ‘do povo'”.
Em Natal, o evento mais importante do calendário apoteótico da cidade, o Carnatal é um cenário perfeito para esse exercício de popularidade. Nesta edição três importantes cotados como pré-candidatos à prefeitura do Natal se fizeram presentes.
Sobre os holofotes do corredor da folia os pré-candidatos à prefeitura da capital Potiguar foram vistos aproveitando o maior Carnaval fora de época do Brasil. A deputada federal Natália Bonavides, o ex-deputado federal Rafael Motta e a secretária de planejamento de Natal, Joana Guerra, marcaram presença no evento, interagindo com o público e divulgando suas participações nas redes sociais.
Fátima Bezerra e Natália Bonavides
Natália Bonavides, que já anunciou sua intenção de concorrer à prefeitura, participou ativamente do Carnatal. Ao lado da governadora Fátima Bezerra no lounge da Nota Potiguar, a deputada compartilhou em suas redes momentos descontraídos, em perfeita união entre a diversão e a arte de se fazer política. Mais que isso, Bonavides “não resistiu” à animação do bloco Village, puxado por Ivete Sangalo, e se juntou à multidão, pulando e curtindo a folia.
Álvaro Dantas, Joana Guerra e Rafael Motta
Joana Guerra, secretária de planejamento de Natal, e Rafael Motta, ex-deputado federal, também marcaram presença no Carnatal. Ambos pousaram ao lado do prefeito de Natal, Álvaro Dias, fortalecendo laços e evidenciando a importância da união política, principalmente em um evento tão importante no calendário municipal.
Fato é que o Carnatal serviu para aproximar os pré-candidatos dos eleitores e também para fortalecer as antigas e novas alianças. Ainda estamos em 2023, mas o cenário político local promete ser movimentado nos próximos meses, à medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam.