Arena das Dunas inicia utilização de tecnologia de reconhecimento facial
A nova tecnologia não só torna a operação mais ágil, mas também permite que os torcedores adicionem todos os documentos necessários, como ingresso e identidade, em um único aplicativo.
A Arena das Dunas começará a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial a partir do próximo domingo (21) no acesso ao Setor Premium para o jogo entre América-RN e Maracanã (CE), válido pelo Campeonato Brasileiro Série D. As vendas de ingressos já estão sendo realizadas através do novo sistema.
Atualmente, 35 catracas estão equipadas para realizar a biometria facial, com a expectativa de que até o final de agosto, todas as 75 catracas estejam integradas ao sistema.
“Com o uso da biometria facial em nossos portões, iremos oferecer não apenas uma expressiva otimização no tempo de espera dos torcedores nas filas – reduzindo para poucos segundos cada acesso –, mas também, e principalmente, uma maior segurança e conforto para os usuários, que não precisarão sequer levar o ingresso impresso ao estádio, tudo através de um sistema antifraudes“, afirmou Mateus Gurgel, diretor de operações da Arena das Dunas.
A nova tecnologia não só torna a operação mais ágil, mas também permite que os torcedores adicionem todos os documentos necessários, como ingresso e identidade, em um único aplicativo. “Dessa forma, o torcedor pode ir assistir ao seu time sem preocupação em levar esses documentos na carteira ou na bolsa, tudo com muito mais comodidade e segurança“, acrescenta Mateus Gurgel.
Os primeiros testes com a biometria facial foram realizados em fevereiro de 2023 em alguns setores da Arena das Dunas. Desde então, a tecnologia vem sendo ajustada e aprimorada gradativamente ao longo dos eventos e jogos. A empresa Bepass, especializada em sistemas de biometria facial para estádios, é a responsável pela instalação e manutenção do novo sistema.
Funcionamento do Sistema
Após a conclusão da implementação, o usuário poderá realizar o cadastro em poucos minutos através do site de vendas. O processo inclui a aceitação dos termos de uso, o cadastro de dados pessoais e a biometria facial, tudo de forma rápida e segura. Após confirmar o registro da imagem, o usuário deve enviar uma foto de um documento oficial para finalizar o cadastro.
Com essas soluções, a Arena das Dunas oferece aos seus usuários um serviço mais seguro, validando e identificando quem acessa o local e impossibilitando fraudes. Além disso, a leitura da face é feita em menos de três segundos, eliminando a necessidade de ingressos impressos com QR Codes. A Arena também se alinha aos mais rígidos padrões de segurança de dados e às legislações brasileira (LGPD) e europeia.