Arena das Dunas adota sistema de reconhecimento facial
Além da segurança, o novo sistema é um aliado no combate à atuação de cambistas - algo que será extinto a partir da implementação do reconhecimento facial.
A Arena das Dunas, em Natal, iniciou a implementação de um sistema de reconhecimento facial para controle de acesso nas partidas de futebol. Este processo está previsto para durar aproximadamente 60 dias.
A empresa Bepass, especializada em sistemas de biometria facial para estádios, é a responsável pela instalação e manutenção do novo sistema. A Bepass já atua em outros grandes estádios brasileiros como o Allianz Parque (do Palmeiras), Maracanã e Nilton Santos (ambos no Rio de Janeiro).
O principal objetivo desta modernização é atender à Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023 – LGE), sancionada em 15 de junho de 2023. A lei exige que estádios com capacidade para mais de 20 mil espectadores implementem a biometria facial dentro de um prazo de dois anos.
A tecnologia empregada proporciona uma autenticação rápida e segura, permitindo o acesso dos torcedores em até 3 segundos. Além disso, contribui significativamente para a segurança, facilitando a identificação de indivíduos em casos de necessidade e auxiliando na prevenção de problemas comuns, como a ação de cambistas.
“Este sistema não só agiliza o acesso, como reforça nossa capacidade de monitorar e controlar a entrada no estádio, ajudando a manter um ambiente seguro para todos“, afirma a empresa Bepass.
Outra vantagem do uso da biometria facial é a implementação de um sistema de controle de assiduidade na compra de ingressos, incentivando a presença constante dos torcedores aos jogos.
Para a comodidade dos usuários, o cadastro para o reconhecimento facial pode ser realizado facilmente através de um celular, em uma interface intuitiva que leva menos de 10 segundos para ser completada.
O América-RN, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, utiliza a Arena das Dunas como seu campo oficial. Com a implementação dessa tecnologia, espera-se uma melhora significativa na experiência dos torcedores e um aumento na segurança durante os eventos esportivos.