Disciplina de empreendedorismo será implantada nas escolas estaduais em parceria com Sebrae-RN
A ideia é que os alunos adquiram competências que os destaquem no cenário atual, onde a inovação e a capacidade de empreender são cada vez mais valorizadas.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação (SEEC/RN), oficializaram um acordo de cooperação técnica que tem como principal meta expandir o Programa Educação Empreendedora para a rede pública estadual.
Com essa parceria, uma nova disciplina voltada ao empreendedorismo será implantada inicialmente em 85 escolas estaduais, abrangendo diversos segmentos educacionais, incluindo o ensino médio regular, técnico profissional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o programa Mulheres Mil.
A proposta central da iniciativa é capacitar os estudantes tecnicamente, promovendo o desenvolvimento do espírito empreendedor. Dessa forma, espera-se não só prepará-los para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também incentivá-los a se tornarem agentes de transformação em suas respectivas comunidades. A ideia é que os alunos adquiram competências que os destaquem no cenário atual, onde a inovação e a capacidade de empreender são cada vez mais valorizadas.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, realizada nessa segunda-feira (02), o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou as mudanças nas dinâmicas de trabalho e a importância de uma formação que vá além das profissões tradicionais. “O conhecimento em empreendedorismo não está restrito ao universo empresarial. Professores, médicos, e profissionais de diversas áreas podem ser empreendedores. Acreditamos que essa contribuição será de grande valor para a educação desses jovens“, declarou Melo.
A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), Socorro Batista, reforçou a importância dessa abordagem, principalmente para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, segundo ela, podem encontrar no empreendedorismo uma motivação adicional para continuar seus estudos. “Muitos dos alunos da EJA são pessoas que deixaram a escola e estão retornando após um longo período. Para que eles permaneçam na escola e se preparem melhor para o mercado de trabalho, é fundamental oferecer uma motivação extra. Eles não precisam apenas ser empregados, mas também podem se tornar empreendedores“, destacou Batista.
Everton Lucena, gestor do Programa de Educação Empreendedora, complementou afirmando que a próxima etapa é expandir essas ações, com um foco especial na EJA. “Já concluímos a formação dos professores e estamos iniciando a capacitação dos alunos. O material necessário já foi entregue nas escolas e estamos prontos para promover essa transformação“, informou Lucena.
A assinatura do acordo contou com a participação de diversas autoridades e representantes, incluindo Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae-RN, Tathiana Udre, Gerente de Soluções e Relacionamentos do Sebrae-RN, Catarina Lima, assessora de Educação Profissional do SEEC, Sayonara Pontes, subcoordenadora de Educação Profissional do SEEC, e Francisco Costa, assessor jurídico do órgão.