UFRN e Geraldo Alckmin discutem integração da IA na educação
Focado na formação de pessoas no campo da IA, o projeto busca promover a inovação tecnológica no país, garantindo acesso democrático e inclusivo à educação de qualidade.
O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, esteve em Brasília para discutir a integração da inteligência artificial (IA) na educação brasileira. O encontro principal ocorreu com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, onde foi apresentado o Projeto Metrópole IA360 do Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN).
Durante o mesmo dia, o reitor também se reuniu com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Alexandre Brasil; e com a diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Carla Jardim. Esses encontros visaram fortalecer a colaboração interministerial para a implementação do projeto.
O Projeto Metrópole IA360 tem como objetivo principal a integração da IA nos contextos educacional e industrial do Brasil de forma multidisciplinar. Focado na formação de pessoas no campo da IA, o projeto busca promover a inovação tecnológica no país, garantindo acesso democrático e inclusivo à educação de qualidade. “O projeto é uma importante iniciativa da UFRN para ofertar formação de qualidade na área da inteligência artificial que tem potencial estratégico para o desenvolvimento do país“, afirmou o reitor Daniel Diniz.
Para alcançar suas metas, o Metrópole IA360 se apoia na experiência acumulada pelo IMD-UFRN, que inclui o Parque Tecnológico em TI. Este parque abriga 128 empresas, gera cerca de 2.800 empregos e atende a mais de 3 mil estudantes em diversos níveis educacionais. O projeto pretende promover uma educação inovadora, pesquisa aplicada, estreitar laços com a indústria e contribuir para o bem-estar social, aprofundando a compreensão dos impactos éticos, sociais e comerciais da IA.
Como resultado das reuniões, a proposta do projeto seguirá em discussão no âmbito do MEC. Além do reitor Daniel Diniz, participaram dos encontros o diretor do IMD-UFRN, José Ivonildo do Rego; o coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Ciência de Dados (NIACD) do IMD, Marcelo A. C. Fernandes; e a deputada federal Natália Bonavides, que apoiou o projeto.