Saiba como consultar o local de prova do Enem 2023
Nesta terça-feira (24) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O estudante participante poderá acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que terá o número de inscrição do candidato, além de data, hora e local das provas. Para acessar o cartão de inscrição, o candidato deve acessar a página do participante por meio do login da plataforma Gov.br. Será necessário informar o CPF e a senha. Confira as datas do Enem 2023:
- 24 de outubro: divulgação dos locais de prova
- 05 de novembro: prova de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação
- 12 de novembro: prova de ciências da natureza e matemática
- 24 de novembro: divulgação do gabarito
- 16 de janeiro de 2024: divulgação do resultado
As notas tiradas no Enem podem ser utilizadas pelo estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Todos os anos, o Enem prepara questões divididas em cinco categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Cada uma delas compreende os estudos realizados durante o ensino médio. É necessário estudar as matérias repassadas ao 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio para garantir uma boa nota no Enem.
Veja as recomendações do Inep para o Enem
O Inep recomenda levar o cartão nos dias dos exames, 5 e 12 de novembro, embora não seja obrigatório. No dia 5 de novembro acontecem as provas de linguagem (40 questões de português e 5 de inglês ou espanhol), de ciências humanas (45 questões) e de redação. Já a prova de 12 de novembro é composta por 45 questões de matemática e por 45 de ciências da natureza.
A abertura dos portões ocorre às 12h e o fechamento, às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h30 no dia 5 de novembro e às 18h30 no dia 12 de novembro. O Inep também sugere que o estudante verifique com antecedência as rotas e os meios de transporte usados, para evitar atrasos.