Sisu 2023: MEC divulga resultado e abre lista de espera
Nesta segunda-feira (11) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou através do Ministério da Educação (MEC) o resultado da lista de espera referente ao segundo semestre de 2023. Os candidatos que forem aprovados serão convocados pelas próprias instituições de ensino.
Com isso para confirmar qual foi o resultado o candidato deve entrar em contato junto com a universidade para qual se inscreveu para a vaga e conferir as informações.
De acordo com o calendário do Sisu publicado pelo Ministério da Educação. Os estudantes participantes tinham até o último dia 4 de julho como prazo máximo para participar da lista de espera para o segundo semestre deste ano. Os alunos tinham que se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A lista de espera tem como objetivo se destinar aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular do programa. Que foi divulgada para todos no dia 27 de junho. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) as instituições de ensino devem publicar, em suas páginas eletrônicas, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.
Devem ser disponibilizados pelas instituições meios digitais para que os estudantes possam encaminhar, de forma digitalizada, a documentação exigida para a matrícula ou o registro acadêmico. Essa medida facilita o processo para que o estudante seja matriculado sem precisar se deslocar até a instituição para a qual foi selecionado.
Confira as Vagas disponibilizadas da edição 2023 do Sisu
Na segunda edição de 2023 do Sisu é disponibilizada 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação. De 65 instituições de educação superior. Conforme o MEC, o exame contabiliza 305.797 inscritos e 578.781 inscrições em cursos ofertados. A diferença se deve ao fato de ser possível, aos candidatos, escolherem até duas opções de cursos.
O Sisu reúne, no sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Em sua maioria oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal.