Enem 2023: inscrições e tudo que você precisa saber para participar da seleção
No edital o candidato também encontra informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep)
Começa na próxima segunda-feira (5) de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro e os interessados têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na página do participante.
A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho. Atualmente, para facilitar e esclarecer algumas dúvidas o edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 já está disponível, ele foi publicado no início deste mês.
Além de divulgar as datas e os horários do exame, o texto sinaliza os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
Desse modo, no edital o candidato também encontra informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) sobre quais são os critérios utilizados para correção das provas. Bem como, os procedimentos no caso de pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Assim também, com relação aos gabaritos das provas objetivas, os mesmos serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Contudo, referente aos resultados individuais a dinâmica muda um pouco, eles só serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Confira mais informações sobre o exame
A preocupação com o horário é fundamental em dias como esses. Assim, para facilitar a vida dos estudantes no edital publicado pode-se encontrar inúmeras informações, inclusive sobre os horários.
A abertura dos portões acontece ao 12h e tem seu fechamento a partir da 13h. Dessa maneira, o início da prova vai ser as 13h30 e o término no primeiro dia vai ser ás 19h já no segundo dia ás 18h30.
O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Além disso, Ciências Humanas e suas Tecnologias; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Química, Física e Biologia e Matemática e suas Tecnologias; Matemática.
Dessa forma, no primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Do mesmo modo, no segundo dia será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia, a aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. Contudo, no segundo dia, a aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.