Bandidos aplicam novo ‘golpe do 0800’; saiba como funciona e como se proteger
Em um mundo onde a digitalização é cada vez mais presente, golpistas se reinventam e adaptam seus métodos tradicionais a essa nova realidade. Recentemente, um novo esquema tem chamado a atenção e causado preocupação: o golpe do 0800.
Nesse esquema, criminosos enviam mensagens de SMS ou por aplicativos, alertando sobre uma transação suspeita de valor expressivo. O golpe está no detalhe: a mensagem inclui um número 0800, que supostamente direcionaria o usuário a uma central de atendimento de uma instituição financeira.
Na mensagem, o golpista usa o nome de alguma instituição financeira em mensagens como:
“Compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800“, diz a mensagem.
Mas o alerta é claro: trata-se de uma estratégia de engenharia social, conforme alertou a Febraban.
Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.
Esse tipo de golpe visa enganar o indivíduo a fornecer informações pessoais e bancárias ou induzi-lo a realizar transferências financeiras.
Outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. E pede para que o cliente ligue para a falsa central telefônica para que o consumidor não perca a vantagem. Ou ainda passam um link de site fraudulento que induzirá o cliente a fornecer dados bancários e pessoais. Também há casos de mensagens de falsos prêmios que induzem o cliente a fazer uma ligação para o bandido.
Recomendações da Febraban
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, foi enfático: “O cliente nunca deve ligar para números de telefone (0800) recebidos por mensagens. Se tiver dúvidas, é crucial ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente“. O diretor ainda destacou que, embora bancos possam entrar em contato para confirmar transações suspeitas, jamais solicitam dados como senhas.
Outra manobra dos criminosos é informar que a conta do cliente está sob fraude interna, sugerindo que valores sejam transferidos para contas “seguras”. A estratégia é, sem dúvida, audaciosa e apela para o medo do cliente.
Prevenção e conscientização
Estima-se que 70% das tentativas de golpe atualmente têm origem na engenharia social, independente de falhas em sistemas bancários. A informação é a maior arma contra esses esquemas.
A Febraban e seus bancos associados têm trabalhado intensivamente em campanhas de conscientização, incluindo ações de marketing em diversos meios de comunicação. A comunicação antifraudes continua incessantemente no site da Febraban, que pode ser acessado aqui.
Além disso, os bancos investem expressivos R$ 3,5 bilhões anualmente em segurança de TI, garantindo a proteção de seus clientes. Tecnologias de ponta, como big data e inteligência artificial, são utilizadas para prevenir riscos.
O golpe do 0800, como tantos outros, explora o medo e a insegurança dos indivíduos em um mundo cada vez mais digital. O segredo para não cair nesses golpes é a informação e a precaução. Sempre desconfie de mensagens e números desconhecidos e nunca compartilhe informações sensíveis por telefone. Mantenha-se informado e proteja-se!