Funcionamento dos Bancos no feriado de 12 de outubro
Com a chegada do feriado de 12 de outubro, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, muitos brasileiros estão em dúvida sobre o funcionamento dos bancos e como realizar suas transações bancárias durante o período. A Federação dos Bancos (Febraban) esclareceu o panorama para quinta e sexta-feira, garantindo que, mesmo com as alterações, os clientes tenham acesso a serviços essenciais.
Na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, seguindo a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento presencial. Esta resolução define que feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias.
Alternativas digitais
Embora as agências estejam fechadas na quinta-feira, a Febraban destaca a disponibilidade e praticidade dos canais digitais e remotos. Por meio de aplicativos e sites bancários, os clientes podem realizar transferências, pagamentos e diversas outras operações sem a necessidade de deslocamento ou espera em filas.
E na sexta-feira 13?
Boas notícias para quem precisa resolver pendências bancárias: na sexta-feira, 13 de outubro, o atendimento ao público será retomado normalmente. Além disso, tanto no sábado (14) quanto no domingo (15), as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, facilitando o acesso a serviços essenciais.
Vencimentos no dia do Feriado
Para aqueles que possuem contas com vencimento no dia 12, como água, luz e telefone, não há razão para preocupação. Estes débitos poderão ser quitados no próximo dia útil, sexta-feira (13), sem qualquer acréscimo.
A Febraban também sugere que, para evitar transtornos, os clientes antecipem pagamentos ou utilizem canais digitais, especialmente quando os boletos possuírem código de barras. Adicionalmente, há o Débito Direto Autorizado (DDA) para boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos.
O feriado de Nossa Senhora Aparecida traz alterações no funcionamento dos bancos, mas com a evolução dos canais digitais e remotos, os clientes podem continuar a gerenciar suas finanças com facilidade.