Brasileiros tem preferência por carros de aplicativo a serviços públicos de transporte
Nesta quinta-feira (10) foi divulgado através de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria as preferências dos brasileiros ao escolher um meio para se locomover. A maior parte dos entrevistados considerou ser mais vantajoso utilizar carros por aplicativo do que outras forma de deslocamento.
64% dos usuários classificou o serviço oferecido por empresas como Uber e 99 como boas ou ótimas. Em segundo lugar no ranking de preferência, aparecem os metrôs, com 58% de aprovação. Em seguida aparecem, respectivamente, trem, táxi e ônibus, sendo que o último teve apenas 29% de avaliações positivas.
Foram entrevistadas 2.019 pessoas acima dos 16 anos e economicamente ativas. É importante destacar que, apesar de estar em último lugar na lista, o ônibus continua sendo o meio de transporte mais frequentemente usado pelos brasileiros, uma vez que metade dos entrevistados o utilizam diariamente.
Entre as principais reclamações referentes ao transporte público, destacam-se a falta de segurança, o excesso de passageiros, frota insuficiente para atender a demanda e atrasos. Para 57% dos entrevistados, o planejamento dos governos municipais e estaduais quanto à gestão da mobilidade urbana é insuficiente.
De acordo com Wagner Cardoso gerente-executivo de infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, é imprescindível que o poder público priorize a atualização da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei N° 12.587/2022). Assim, segundo ele, cidades teriam condições de “elaborar bons projetos e acessar recursos a fim de melhorar o transporte público, com tanto impacto na qualidade de vida do brasileiro”.
Carros de aplicativo é bem avaliado nas cidades
Os carros de aplicativo, menos de 10 anos após sua chegada no país são o meio de transporte urbano mais bem avaliado do país. De acordo com a pesquisa, 64% dos usuários consideram esses serviços bons ou ótimos. Essa parcela é mais do que o dobro daqueles que tem avaliação boa ou ótima dos táxis, de 30%.
Já o segundo serviço mais bem avaliado é o metrô, com 58% de ótimo ou bom. Na sequência, aparecem trem (38%), táxi (30%) e ônibus (29%). Já em relação ao custo-benefício dos transportes, 63% apontam o carro de aplicativo como ótimo ou bom, à frente de metrô (40%), trem (33%), ônibus (25%) e táxi (25%).