Marisa anuncia fechamento de 91 lojas para reduzir custos
No primeiro trimestre deste ano, a Marisa registrou um prejuízo de R$ 149 milhões, um aumento de 64,2% em comparação ao mesmo período de 2022
A varejista de moda Marisa divulgou os resultados do primeiro trimestre, revelando um desempenho fraco e uma situação de liquidez preocupante. No entanto, a empresa acredita que o processo de reestruturação em andamento resultará em melhorias operacionais no segundo e terceiro trimestres. O balanço do período de janeiro a março foi publicado na última segunda-feira (15).
Segundo o CEO da Marisa, João Pinheiro Nogueira Batista, o fechamento de 91 lojas ganhará força no segundo trimestre (abril a junho), e terá um impacto de 100% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) no terceiro trimestre. Essa medida, aliada a uma redução de aproximadamente R$ 50 milhões em despesas decorrente da reestruturação, contribuirá para os resultados da empresa.
A empresa planeja reduzir R$ 51,8 milhões em despesas gerais e administrativas, sendo que cerca de 62% desse valor se referem à revisão de estrutura, incluindo pessoal e lojas. Durante os meses de março e abril, já foram fechadas 25 das 91 unidades previstas para encerramento, de um total de 334 lojas existentes até o final de 2022.
No primeiro trimestre deste ano, a Marisa reduziu em 37% suas promoções, o que refletiu em parte o aumento de suas margens. A empresa realizou uma teleconferência para apresentar seus resultados trimestrais na terça-feira (16).
De acordo com Alexandre Abreu, diretor de operações, a diminuição das promoções faz parte da estratégia da empresa para aumentar sua rentabilidade. A empresa conseguiu elevar seus preços médios no último trimestre em 14,3%, de acordo com a proposta de valor da companhia.
A margem bruta ajustada do segmento de varejo foi de 49,5% entre janeiro e março, representando um ganho de 2,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022. O canal digital foi o mais afetado pela redução das promoções e pela racionalização dos investimentos em marketing, segundo o executivo.
No primeiro trimestre deste ano, a Marisa registrou um prejuízo de R$ 149 milhões, um aumento de 64,2% em comparação ao mesmo período de 2022. No critério ajustado, o prejuízo avançou 19,1%, totalizando R$ 106,8 milhões. Já a receita líquida de varejo teve um leve aumento de 1,3%, totalizando R$ 440,5 milhões entre janeiro e março.
A Marisa está passando por um processo de reestruturação, que inclui o fechamento de 91 lojas consideradas deficitárias. Essa reorganização resultará em uma redução de R$ 51,8 milhões em despesas gerais e administrativas. A empresa encerrou a primeira fase, fechando 25 lojas, com um potencial de aumento de Ebitda estimado em R$ 13,5 milhões