Banco Central aprova novas regras para chegada do Pix por Aproximação
Na prática, a experiência do consumidor será simplificada e terá menos etapas do que a atual, que exige o redirecionamento do cliente para o aplicativo do banco para efetuar o pagamento.
O Pix por Aproximação está prestes a se tornar uma realidade para os brasileiros. O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram recentemente novas regras no sistema Open Finance para viabilizar essa modalidade de pagamento.
Em nota à imprensa, o Banco Central afirmou que essas medidas irão simplificar as etapas dos pagamentos online e permitir a oferta do Pix em carteiras digitais. “A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira“, informou o BC.
Essa iniciativa foi mencionada pela primeira vez pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no início de junho. Nesta quinta-feira (4), o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, concedeu entrevista coletiva para detalhar as novas medidas.
As novas funcionalidades devem estar disponíveis para a população geral a partir de fevereiro de 2025.
O cronograma é o seguinte:
- 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
- 14 de novembro de 2024: Testes em produção;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.
Além de facilitar o Pix por aproximação, as novas regras ampliam o escopo das instituições que podem participar do Open Finance, incluindo segmentos de investimentos e câmbio. “Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional“, destacou o BC.
O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance. “Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias“, acrescentou a instituição, enfatizando que essa medida irá acelerar o desenvolvimento da modalidade.