Pix Automático: novidade facilitará o pagamento em 2024
O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. A opção de pagamento de maneira simples e fácil, sem precisar de um cartão de débito, cativou o brasileiro pela sua simplicidade e praticidade. A opção deverá ganhar em 2024 ainda mais adeptos com a chegada do tão aguardado Pix Automático.
O Banco Central anunciou mudanças significativas no Pix, o sistema de pagamentos instantâneos, com a introdução do Pix Automático, previsto para entrar em vigor em 28 de outubro de 2024. A nova funcionalidade permitirá débitos automáticos diretamente das contas dos usuários por meio de transferências instantâneas, eliminando a necessidade de depender do limite estabelecido pelas instituições financeiras.
A proposta do Pix Automático é simplificar acordos para empresas, atingindo um público mais amplo em comparação com o débito automático. Contudo, o recurso deverá ser, pelo menos inicialmente, destinado exclusivamente a pessoas jurídicas, o serviço será lançado após testes em outubro de 2024.
Diretrizes para o uso do Pix Automático
O Banco Central estabeleceu diretrizes claras, abordando autorização prévia, cancelamento, rejeição, liquidação, devolução e responsabilidades em caso de erros. O desenvolvimento dos sistemas está previsto para ocorrer entre janeiro e agosto de 2024, com testes agendados para setembro.
Empresas como escolas, condomínios, clubes, planos de saúde e distribuidoras de energia e água poderão adotar o Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes. Não será necessário convênio com os bancos dos consumidores, proporcionando uma alternativa conveniente ao débito automático, que desconta automaticamente o valor de boletos pré-agendados das contas-correntes no dia do vencimento.
A partir de outubro de 2024, o Pix Agendado, já existente em alguns bancos, torna-se obrigatório em todas as instituições financeiras, permitindo que usuários programem pagamentos Pix para datas futuras.