Novo programa vai financiar passagens e hospedagens em até 60 vezes
Será lançado através do governo federal, juntamente com o Banco do Brasil (BB) um novo programa de financiamento de viagens e passagens aéreas para incentivar a popularização do turismo no país. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (27) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura da 50ª edição da ABAV Expo, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, no Rio.
De acordo com o ministro, o programa chamado “Conheça o Brasil: Realiza” vai financiar pacotes de viagem e passagens aéreas em até 60 parcelas mensais e taxas de juros a 1,79% ao mês. Segundo informações do Ministério do Turismo. Correntistas do BB poderão financiar até R$ 20 mil para a compra de pacotes de turismo, com quitação da primeira parcela em 60 dias e débito automático das prestações.
O ministro afirmou ainda que o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, que está em elaboração, será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias, com perspectivas para o setor nos próximos cinco anos. De acordo com Sabino, a Organização Mundial do Turismo (OMT), das Nações Unidas (ONU), terá uma representação no Brasil, que ficará no Rio de Janeiro.
“A ONU passará a ter um escritório do seu braço de turismo para tratar sobre a política de turismo da Organização das Nações Unidas na América do Sul e no Caribe. E este escritório terá sede no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com o prefeito Eduardo Paes e com o governador do estado. Para que esse escritório possa ser inaugurado no dia 15 de dezembro”, afirmou.
Na última terça-feira (26) Sabino mencionou outro programa da pasta, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a campanha “Conheça o Brasil: Voando”, que envolve um pacto com as empresas aéreas para o aumento da malha interna e a promoção de stopover, focado no turista estrangeiro, em dezembro.
Detalhes sobre o novo programa de Viagens do governo
Dentre as funções que são disponibilizadas, o stopover é uma modalidade em que o turista com bilhetes com conexões, poderá passar alguns dias no destino intermediário e depois seguir viagem normalmente. Esse intervalo para conhecer a cidade da conexão ficará a cargo de cada companhia aérea.
Com isso, um estrangeiro a caminho do Rio com conexão em São Paulo poderá passar alguns dias na capital paulista antes de embarcar para a cidade maravilhosa. O ministro do Turismo, Celso Sabino falou sobre uma campanha de divulgação, que terá em ao menos 10% da frota das companhias aéreas plotagens (adesivos) com os atrativos brasileiros e mensagens de incentivo aos turistas, para fomentar destinos nacionais.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear). Além das companhias Azul, Gol, Latam e Voepass.