Redução na taxa do consignado para aposentados e pensionistas do INSS
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) trouxe boas notícias para aposentados e pensionistas do INSS que fazem uso do empréstimo consignado. Em uma decisão aprovada nesta quinta-feira (17), o CNPS concordou em reduzir a taxa máxima de juros cobrada nesse tipo de empréstimo.
O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que também adiantou que novas reduções podem acontecer, caso o Comitê de Política Monetária (Copom) continue diminuindo a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Detalhes das novas taxas
Com a mudança aprovada, o teto dos juros no empréstimo consignado convencional, que é descontado diretamente na folha de pagamento, passará de 1,97% ao mês para 1,91%. No caso da modalidade de cartão de crédito, o limite de juros será reduzido de 2,89% para 2,83%.
A nova medida visa ajudar aposentados e pensionistas do INSS a enfrentarem o atual cenário econômico de forma um pouco mais tranquila, com juros menores e melhores condições para contratação de empréstimos consignados.
Possibilidade de novas reduções
A decisão de diminuir a taxa máxima de juros está alinhada com a recente redução da taxa básica dos juros, feita pelo Banco Central. O ministro Carlos Lupi destacou, durante a reunião, que “combinado com Ministério da Fazenda, Banco do Brasil e Caixa Econômica, estamos propondo taxa de 1,91% para o consignado, e 2,83% para o cartão de crédito consignado, com reforço de que se a próxima reunião do Banco Central baixar a taxa de juros [Selic], nós nos reuniremos para baixar novamente [teto do consignado]“.
O ministro também fez questão de ressaltar a decisão em suas redes sociais, afirmando que a medida vai de encontro à redução da taxa básica dos juros e recebeu 13 votos favoráveis, contra apenas um contrário.