Segundo o IBGE vendas no varejo têm baixa de 1% em maio
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas do comércio varejista no país, caiu 1% em maio ao ser comparado com o mês de abril.
No ano o indicador acumulado chegou a +1,3% e, nos últimos 12 meses, apontou para alta de 0,8%. O desempenho atingido em maio ficou além do esperado pelo mercado: o consenso Refinitiv (empresa especialista em avaliar dados do mercado financeiro) projetava estabilidade (0,0%) na comparação mensal.
Em nota o gerente da pesquisa Cristiano Santos, esclareceu que esse é um setor que representa mais de 50% da fatia de todas as informações coletadas pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Além disso, a atividade vem de uma aceleração em abril, em um fenômeno que serviu para estancar as quedas anteriores.
Desse modo, para o pesquisador, conclui-se que a conjuntura pressionou o consumidor a fazer opções, que acabaram se concentrando no consumo em hiper e supermercados em abril, o que mudou agora em maio. “É uma espécie de rebote, onde a escolha do consumidor pareceu ser de consumir menos nessa área e consumir mais em outras atividades”, destacou.
A pesquisa também registrou recuo entre outras três atividades de vendas: tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e móveis e eletrodomésticos (-0,7%). De acordo com Santos, esses setores têm sido afetados pela redução de lojas físicas das grandes cadeias varejistas.
As atividades que mais registram vendas foram: o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com de 2,3% de crescimento em maio. “Embora venham de sucessivos crescimentos, as vendas nessa atividade aceleraram no mês, provavelmente impactadas pelo Dia das Mães”, afirmou o gerente da pesquisa.
Outras três atividades que mostraram taxas de vendas positivas no mês foram: livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).
Análise regional de vendas no comércio varejista
O comércio varejista de vendas apresentou uma análise regional que apresentou resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação na passagem de abril para maio, com destaque para as quedas em Alagoas (-5,9%), Rondônia (-5,3%) e Paraíba (-4,6%).
Já as vendas que tiveram alta ficaram distribuídas entre: Tocantins (1,8%), Maranhão (0,4%) e Minas Gerais (0,4%). O Amazonas apresentou estabilidade (0,0%).
Além disso ao realizar a mesma comparação o comércio varejista de vendas ampliado teve um recuo em 22 dos 27 Estados, com destaque para Mato Grosso do Sul (-7,9%), Maranhão (-4,8%) e Minas Gerais (-4,7%). As altas são destacadas por Pará (5,8%), o Ceará (2,3%) e o Amazonas (1,9%).