Imposto de Renda: Receita Federal libera R$ 7,5 bilhões para contribuintes nesta sexta-feira (30)
Nesta sexta-feira, 30 de junho, os cofres da Receita Federal estarão um pouco mais leves. Neste dia, a instituição depositará um montante expressivo de R$ 7,5 bilhões, correspondente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. Este lote beneficiará cerca de cinco milhões de contribuintes que realizaram a declaração do Imposto de Renda em tempo hábil.
Como será realizado o pagamento
O reembolso será creditado na conta bancária ou na chave Pix vinculada ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) que foi indicada na declaração do Imposto de Renda. Se, por alguma razão, o contribuinte não visualizar seu nome na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato de sua declaração.
Se notar qualquer pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora para ajustar o erro, aguardando, assim, os próximos lotes da malha fina.
Inovação deste ano, a chave Pix inserida na declaração de Imposto de Renda proporciona prioridade no recebimento da restituição. Nesta nova etapa, 3.490.513 contribuintes se beneficiarão dessa prioridade, pois indicaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Além desses, outros grupos de contribuintes possuem direito de prioridade legal no recebimento. Os idosos acima de 80 anos (130.088), aqueles entre 60 e 79 anos (978.397), contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave (70.589) e os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério (468.889).
Como realizar a consulta da restituição
Para saber se a restituição foi depositada, o contribuinte pode realizar uma consulta diretamente na página da Receita Federal na internet. Para isso, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se o valor da restituição não for depositado na conta indicada, talvez por estar inativa, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois em “Meu Imposto de Renda” e, finalmente, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.