Governo e CITIC Group selam parceria para um mega projeto de energia solar no RN

Acordo prevê a geração de 400 a 500 postos de trabalho diretos durante o período de implantação do projeto

O Rio Grande do Norte (RN) celebra um acordo estratégico entre o governo estadual e o grupo chinês CITIC Group Corporation. Este pacto ambicioso, que representa um investimento de R$ 2,5 bilhões, promete a instalação de um mega projeto de energia solar no município de Assu-RN.

Este projeto surge como fruto de uma série de encontros diplomáticos entre representantes do Brasil e da China no corrente ano de 2023. Em uma reunião marcante realizada na última sexta-feira (16), o diretor geral da CITIC, Sr. Ma Xuefeng, e o analista de investimento, Sr. Cai Jie, encontraram-se com a governadora do RN, Fátima Bezerra, para aprofundar os detalhes desse empreendimento sem precedentes.

Este acordo prevê a geração de 400 a 500 postos de trabalho diretos durante o período de implantação do projeto, proporcionando um estímulo significativo para a economia local.

O Protagonismo em Energias Renováveis

O RN se destaca mais uma vez como líder no campo das energias renováveis com o lançamento deste projeto que promete entregar mais de 600 MWp de potência instalada. Com previsão de início para novembro de 2023, este representa o primeiro investimento da CITIC no Nordeste brasileiro, consolidando o estado potiguar como um polo atrativo para investimentos internacionais nesse setor.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

O potencial deste projeto ultrapassa os limites da geração de energia. Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do RN, destaca o impacto socioeconômico de tal empreendimento, desde a geração de empregos até a dinamização do setor econômico de Assu e região.

O projeto é muito grande, e o período de construção também é grande, são quase três anos de implementação, isso tem um impacto importante na economia local, porque existe uma movimentação não só na geração de empregos, mas no setor econômico de Assu. Porque demanda a parte de infraestrutura para atender um empreendimento desse tipo”, disse Hugo.

A chegada da CITIC ao local fomentará a geração de ISS com empresas subcontratadas e terceirizadas, catalisando uma reação em cadeia que beneficiará uma variedade de setores na economia regional.

A parceria entre o RN e a CITIC Group não se limita à geração de energia solar. Durante o encontro com a governadora Fátima Bezerra, foi sinalizado o interesse da empresa chinesa em projetos na área de habitação social e tecnologias para abastecimento de água e tratamento de esgoto, indicando uma visão de longo prazo e abrangente para essa colaboração.

CITIC Group

Reconhecida como uma das 150 empresas mais lucrativas do mundo pela revista Forbes, a CITIC Group ocupa uma posição de destaque no cenário econômico global. Com uma presença em 23 países e uma vasta gama de subsidiárias, o grupo é sinônimo de sucesso e inovação.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.